O Benfica deixa Basileia esta noite com uma posição privilegiada para alcançar os oitavos de final da Liga dos Campeões. A vitória por 0-2 frente aos helvéticos, fruto dos golos de Bruno César e Cardozo, dá a liderança do grupo C aos encarnados, que terão dois dos três jogos na Luz para resolver a qualificação.

Todavia, o embate com o Basileia esteve longe de ser fácil, como Jorge Jesus avisara na véspera. O treinador fez regressar as suas “estrelas”, mas surpreendeu com Rodrigo no onze. 

A entrada na partida revelou-se difícil. Com grande intensidade inicial e empurrado pelos seus adeptos, o Basileia tentou empurrar o Benfica para a sua área e Shaqiri ameaçou com um livre logo aos 5’. Os encarnados tentavam segurar a posse de bola perante as transições rápidas dos campeões suíços, mas só com a inversão de papéis é que se chegou ao golo.

Bruno César, que já decidira o jogo na Roménia, assinou o 0-1 aos 20’, após uma boa jogada coletiva, numa fase em que a equipa de Jorge Jesus pouco tinha feito para marcar. 

O Basileia tentou responder, mas sem sucesso até ao intervalo, graças também à atenção de Artur. No entanto, a atuação encarnada não satisfazia completamente Jorge Jesus, que não se cansou de dar indicações para o relvado.

No segundo tempo, o Benfica reapareceu mais sereno e seguro. A controlar melhor os espaços, os encarnados deixaram de correr tantos riscos, embora Artur ainda tenha sido preponderante uma vez mais. Por outro lado, o ataque mostrava pouca contundência para sentenciar o jogo. Ato contínuo, Jorge Jesus lançou Nolito e logo a seguir Cardozo.

Igual a si próprio, o paraguaio precisou de apenas cinco minutos para gritar golo. Na conversão de um livre direto, Cardozo atirou forte, rasteiro e colocado para o 0-2, aos 75', que resolveu as dúvidas sobre o resultado. 

No entanto, o Benfica acabaria por perder Maxi Pereira por lesão e Emerson e Jorge Jesus, ambos por expulsão, num desafio que terminou com muitos nervos e protestos dos 35831 adeptos que encheram o St. Jakob-Park.

O Benfica lidera agora o grupo C com 7 pontos, mais dois do que o Manchester United e mais três do que o Basileia. O Otelul Galati é último classificado, sem qualquer ponto.