A quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol pode permitir que mais 12 clubes garantam a presença nos oitavos de final, com o Benfica a poder apurar-se e o FC Porto dizer “adeus”.

A “poule” A, que no início era considerado o “grupo da morte”, pode ficar já decidido, com Bayern de Munique e Manchester City a poderem garantir a presença na fase seguinte.

Os bávaros precisam apenas de um empate na receção ao Villarreal, último do grupo, ainda sem pontos, enquanto os “citizens” têm de vencer na visita ao Nápoles, que não perde em casa há 10 encontros europeus e há 17 anos – pelo meio houve 13 sem participar em provas continentais.

Campeão europeu há duas temporadas, o Inter de Milão começou mal a prova, mas também pode garantir o apuramento no Grupo B, caso empate na visita ao Trabzonspor, que venceu em São Siro na primeira jornada.

Com os mesmos pontos que os turcos, o CSKA de Moscovo também pode apurar-se, mas para tal precisa de vencer na receção ao Lille, obrigado a vencer para manter aspirações, e esperar que os transalpinos derrotem o Trabzonspor.

A atravessar uma fase negativa na Liga inglesa, com três derrotas nos últimos quatro encontros, o Chelsea, de André Villas-Boas, pode apurar-se na “poule” E, mas apenas se vencer na difícil deslocação ao terreno do Bayer Leverkusen.

Mas também os alemães podem apurar-se, se derrotarem os “blues” e o Valência, que tem menos um ponto, perder em casa com o Genk, último classificado com apenas dois pontos.

O Manchester United, finalista vencido da prova, recebe o Benfica e pode apurar-se, mas, para tal, precisa de vencer os “encarnados” e esperar que o Basileia não vença no terreno do Otelul Galati, que ainda procura os primeiros pontos.

Contudo, o Benfica também pode qualificar-se, mas para isso teria de fazer história e tornar-se no primeiro português a vencer em Old Trafford, onde o melhor que os clubes lusos conseguiram foi dois empates em 10 encontros.

As “águias” até podem apurar-se com uma derrota, desde que o Basileia saia derrotado da Roménia.

No Grupo G, o surpreendente APOEL Nicósia pode garantir o apuramento caso vença fora o Zenit e, mesmo perdendo ou empatando, pode colocar-se na ronda seguinte, se FC Porto e Shakhtar Donetsk empatarem na Ucrânia.

O Zenit, de Bruno Alves e Danny, também pode garantir o apuramento, necessitando para isso de fazer um melhor resultado que os “dragões”.

Em “crise”, o FC Porto precisa de fazer, pelo menos, o mesmo resultado que o Zenit, que está a três pontos e recebe na última ronda, embora uma vitória lhe garanta a presença nos 16 avos de final da Liga Europa.

Com o Real Madrid, de José Mourinho, já apurado, e o Dínamo de Zagreb quase fora das contas, o segundo lugar do Grupo D está a ser disputado por Lyon e Ajax, que pode garantir a presença na próxima fase, se vencer em França.

No Grupo F, o Arsenal precisa de apenas um ponto na receção ao Borussia de Dortmund para se apurar, numa ronda em que o Marselha recebe o Olympiacos e tem de fazer melhor do que os campeões alemães para fechar já as contas da “poule”.

Já apurados, o campeão FC Barcelona e o AC Milan lutam pelo primeiro lugar do Grupo H, enquanto BATE Borisov e Plzen procuram pontos para assegurar o terceiro posto, que dá acesso à Liga Europa.