O Barcelona foi ao estádio Giuseppe Meazza vencer o AC Milan por 3-2, em jogo da penúltima jornada do grupo H da Liga dos Campeões, numa demonstração de poder em casa alheia.

Apesar da entrada pressionante e dinâmica dos italianos nos primeiros instantes, numa tentativa de anular a posse de bola dos catalães, o Barcelona nunca recuou no terreno e aos 14 minutos já vencia com um auto-golo de Mark van Bommel.

O AC Milan não desanimou com o golo madrugador do Barcelona e tentou criar situações de perigo através de rápidas transições de contra-ataque. Na resposta ao golo do Barcelona, Zlatan Ibrahimovic repôs o empate no marcador aos 20’ minutos, respondendo da melhor maneira a um passe de Seedorf, na ala esquerda.

Com o estádio Giuseppe Meazza em delírio com o golo do sueco, a equipa do AC Milan procurou partir para cima do Barcelona, mas foi Messi que aos 22’ minutos ia colocando os catalães novamente em vantagem.

Aos 29’ minutos, o árbitro alemão Wolfgang Stark assinalou uma grande penalidade contra o AC Milan por falta de Aquilani sobre Xavi Hernández. O internacional italiano tentou antecipar-se a Xavi, que ficaria isolado perante Abbiati.

Chamado à conversão do castigo máximo, Messi “sentou” Abbiati com uma “paradinha” e fez o golo. O árbitro deu ordem para Messi repetir a penalidade dando-lhe cartão amarelo. O internacional argentino não falhou na repetição do castigo máximo e voltou a colocar o Barcelona em vantagem, marcando o seu sexto golo em cinco jogos na prova.

A dinâmica entre uma equipa que gere a posse de bola e outra que procura o jogo direto proporcionou grandes momentos de futebol em Milão. Num curto espaço de tempo antes do intervalo, o AC Milan esteve perto do golo mas Valdés mostrou-se intransponível.

No segundo tempo, o treinador do AC, Massimiliano Allegri, substitui Robinho por Pato para refrescar o ataque milanês mas quem continuou a brilhar foi Abbiati, que ia impedindo o golo do Barcelona.

Aos 54’ minutos, o AC Milan empatou o jogo com um grande golo de Boateng. O avançado já tinha ameaçado a baliza de Valdés na primeira parte e na primeira vez que foi à área contrária no segundo tempo fez o 2-2 num grande remate sem hipóteses para o guarda-redes.

Contra a corrente do jogo, o Barcelona não precisou de muitos esboços para fabricar o golo da vitória. Aos 64’ minutos, a eficácia de jogo do Barcelona deu em golo quando Messi, num passe milimétrico, coloca a bola em Xavi para o 3-2.

Até ao final do jogo, o AC Milan tentou reagir à desvantagem mas não conseguiu quebrar a circulação de bola dos atuais campeões europeus que acabaram por liderar também nas estatísticas gerais com mais posse de bola (60-40%), mais ataques (17-14), mais remates à baliza (6-3) e menos foras-de-jogo (2-8).