O FC Porto recebe na terça-feira o Zenit, no derradeiro encontro do Grupo G da Liga dos Campeões, que os “dragões” têm que vencer para se qualificarem para os oitavos de final da prova.

A equipa de Vítor Pereira está obrigada a bater o Zenit para se apurar para os oitavos de final, já que se encontra no terceiro lugar do grupo, com sete pontos, menos um que os russos e menos dois que os cipriotas do APOEL, já com o passaporte carimbado.

Por sua vez, aos russos, nos quais militam os portugueses Bruno Alves - antigo capitão dos “dragões” - e Danny, basta o empate para garantirem a qualificação, podendo até garantir o primeiro ligar no grupo, em caso de vitória no Estádio do Dragão e derrota do APOEL na receção ao Shakhtar Donetsk, último com dois pontos.

Este último desfecho, em caso de vitória portista no Estádio do Dragão (19h45), também permitiria à equipa portuguesa terminar em primeiro lugar no agrupamento.

Os “dragões” procuram evitar a segunda eliminação na fase de grupos nas últimas 10 participações na prova, repetindo o fracasso de 2005/06 – em 2000/01 foram eliminados na terceira pré-eliminatória.

A equipa de Vítor Pereira parece estar mais motivada desde a derrota (e consequente eliminação da Taça de Portugal) em Coimbra (por 3-0), tendo reanimado as suas pretensões na “Champions” com uma vitória (2-0) em Donetsk e outra no Dragão, para o campeonato, vencendo o sempre difícil Sporting de Braga, por 3-2.

Para o jogo com os russos, Vítor Pereira não deverá poder contar com Fredy Guarin e Cristian Rodriguez, estando o colombiano em fase de treino conjunto condicionado e o uruguaio ainda em recuperação no ginásio.

Ao contrário, depois de recuperado de uma lesão muscular contraída ao serviço da seleção sub-21, o central francês Mangala poderá ser opção para o técnico dos “azuis e brancos”.

O Zenit, por sua vez, vai jogar pela primeira vez no Porto e em Portugal continental, mas Bruno Alves não precisa de apresentações aos adeptos da casa, pois o central jogou várias épocas no FC Porto, tendo-se transferido para a Rússia, em agosto de 2010.

Bruno Alves, na altura suspenso por um jogo, não jogou a partida em São Petersburgo frente à anterior equipa, que o Zenit venceu por 3-1, a 28 de setembro.

Os russos já jogaram na Madeira e querem evitar a repetição da derrota por 4-3 com o Nacional, no “play-off” da Liga Europa de 2009/10, jogo no qual Bracali, habitual guarda-redes suplente dos “dragões”, foi titular.

Os resultados em casa dão confiança ao FC Porto para este embate decisivo, já que a equipa conseguiu sete vitórias e cedeu apenas uma derrota nos dez jogos europeus disputados no Estádio do Dragão nas duas últimas temporadas.

Nesta série estão incluídos dois triunfos na receção a equipas russas aquando da conquista da última edição da Liga Europa, na época passada: um triunfo por 2-1 sobre o CSKA de Moscovo (oitavos-de-final) e uma goleada de 5-1 ao Spartak de Moscovo (quartos-de-final), num jogo em que Falcao fez um “hat-trick”.