Os “red devils” ainda não tinham perdido qualquer jogo no Grupo C, mas já tinha cedido três empates, resultado que precisavam de alcançar no St. Jakob Park para garantir o apuramento.

Contudo, o Basileia foi mais eficaz e acabou por “imitar” o Benfica, vencedor da “poule”, que, em 2005/06, tinha afastado o campeão inglês da segunda fase da prova, pela primeira vez neste século e pela segunda na história da prova.

O encontro não podia ter começado da melhor forma para os suíços, que viram o capitão Streller inaugurar o marcador logo aos nove minutos, aproveitando a atrapalhação da defesa contrária e uma defesa incompleta de De Gea.

Se o jogo já não estava a correr bem ao Manchester United, pior ficou nos minutos finais da primeira parte, quando o capitão Nemanja Vidic foi forçado a sair do campo, devido a lesão.

Aos 84 minutos, num contra-ataque, o Basileia praticamente “matou” o jogo, pelo veterano Alexander Frei, que aproveitou mais uma vez as facilidades dadas pela defesa do United.

Phil Jones, num lance confuso, ainda reduziu a desvantagem, aos 91 minutos, mas os “red devils” não conseguiram o “milagre” de chegar ao empate.

A eliminação é fruto também da forma como o United encarou a competição, com Alex Ferguson a fazer nos primeiros jogos inúmeras alterações na equipa, parecendo confiar excessivamente na qualificação.