As equipas portugueses têm conseguido verdadeiros “milagres” nas taças europeias de futebol, mas, perante os “tubarões”, as eliminações têm sido consecutivas e são muito raros os apuramentos.

Desde 1991/92, época em que nasceu a Liga dos Campeões (edição experimental), as formações lusas contam apenas cinco apuramentos face às equipas mais fortes do futebol europeu.

Frente a Real Madrid, FC Barcelona, AC Milan, Inter de Milão, Juventus, Bayern Munique, Manchester United, Liverpool, Chelsea e Arsenal, os apuramentos lusos contam-se com uma mão, em vésperas do 30.º confronto, dos “encarnados” com os “blues”, nos “quartos” da Liga dos Campeões.

O caso mais flagrante da “impotência” lusa para lutar contra os melhores é o do FC Porto, que, em 11 “duelos” com estes conjuntos apenas teve sucesso numa ocasião.

Em 2003/2004, o FC Porto, de José Mourinho, superou o Manchester United, graças a um empate feliz em Old Trafford (1-1), selado por Costinha em “cima” da hora, depois de um triunfo caseiro por 2-1.

O “duelo” era dos oitavos de final, mas, depois, os “azuis e brancos” não enfrentaram mais nenhuma equipa de topo (Lyon, nos quartos de final, Deportivo, nas “meias”, e AS Mónaco, na final) e acabaram por chegar ao cetro europeu.

Nos restantes embates face aos “grandes”, dois deles na Supertaça Europeia, o FC Porto caiu sempre, frente a FC Barcelona (duas vezes), Manchester United (duas), Bayern, Liverpool, AC Milan, Inter, Chelsea e Arsenal.

Por seu lado, o Benfica apresenta dois apuramentos, curiosamente ambos face a ingleses, mas em contraponto com seis eliminações.

As exceções foram o confronto com o Arsenal, na segunda eliminatória da Taça dos Campeões de 1991/92 (1-1 em casa e 3-1, após prolongamento, em Londres, com “bis” de Isaías), e um mais recente embate com o então detentor do título Liverpool, nos “oitavos” da “Champions” de 2005/2006.

Os “encarnados” venceram por 1-0 na Luz, graças a um tento de Luisão, e, depois, foram ganhar por 2-0 a Anfield Road, com golos de Simão e Miccoli.

De resto, o Benfica não pôde com Juventus, AC Milan, Bayern Munique (pesados 2-7 em 1995/96), Inter de Milão, FC Barcelona e Liverpool, que se “vingou” em 2009/2010 (ganhou 4-1 em casa, após perder por 2-1 em Lisboa).

Quanto ao outro “grande” luso, o Sporting, o registo é de quatro eliminações em quatro confrontos, com destaque para o desastroso duelo com o Bayern Munique, que, em 2008/2009, nos “oitavos” da “Champions”, despachou os “leões” por 12-1.

Fora dos três "grandes", registam-se duas enormes proezas, uma delas protagonizada pelo Boavista, a equipa de camisolas “esquisitas” que afastou o Inter de Milão em 1991/92, com um triunfo em casa por 2-1 e um “nulo” em San Siro.

Além do “Boavistão”, também o Sporting de Braga brilhou, a época transata, ao eliminar o Liverpool, nos oitavos de final da Liga Europa, com um triunfo por 1-0 em casa, que soube segurar em Anfield (0-0).