O AC Milan impôs ao Barcelona um empate a 0-0 na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de uma primeira parte com muitas oportunidades de golo, os italianos souberam conter a avalanche ofensiva do Barcelona na segunda parte e acabaram por anular os catalães.

O registo do AC Milan em casa frente ao Barcelona não era positivo, com os catalães a apresentarem três vitórias e um empate no currículo. Com o regresso de Alessandro Nesta ao eixo da defesa, o AC Milan começou o encontro com Robinho e Ibrahimovic na frente.

Pep Guardiola apostou em Seydou Keita e Sergio Busquets no centro do terreno e deixou Fàbregas fora do onze inicial em S. Siro. Alexis Sánchez partilhou o ataque catalão com Messi mas foram os italianos a abrir as hostilidades logo aos 2’ minutos por Robinho.

O avançado brasileiro surgiu no coração da área catalã com espaço e sem marcação mas o remate acabou por sair por cima da baliza de Valdés.

O Barcelona reagiu de imediato ao lance de perigo do adversário e respondeu pelo inevitável Messi que num remata cruzado obriga Abbiati a defesa incompleta. Na recarga surge Dani Alves mas o remate do lateral sai ao lado.

Depois de equilibradas as situações de golo para ambos lados começou então o futebol espetáculo do Barcelona em S. Siro. O carrossel mágico constituído por Iniesta, Messi e Xavi rodava a bola no meio-campo do AC Milan, apoiado por Seydou Keita e Sergio Busquets. Os catalães instalaram-se no terreno e as oportunidades iam surgindo, umas atrás das outras.

Depois de ver um golo anulado a Messi e de ficar um penalti por assinalar a Alexis Sanchéz, o AC Milan respondeu por Ibrahimovic aos 19’ minutos. Seedorf rasga a defesa catalã com uma assistência perfeita para o avançado sueco mas o lance acabou por morrer numa grande defesa de Valdés.

Aos 25’ minutos, Xavi isola-se, após uma tabela com Messi, mas o remate acaba por ser parado por Abbiati. O Barcelona pressionava o AC Milan e aos 31’ minutos, numa grande jogada de futebol, Xavi volta a criar perigo com um grande remate, após assistência de calcanhar de Alexis.

Apesar de uma primeira parte de grande nível, o marcador registava um nulo com o Barcelona a terminar com 65% de posse de bola e 351 passes completos, quase o dobro dos 148 do AC Milan. Em matéria de remates, a equipa de Guardiola liderava com nove remates (quatro ao alvo) contra apenas cinco do AC Milan (dois ao alvo)

No segundo tempo, as oportunidades de golo foram mais escassas com a equipa do AC Milan a conseguir anular alguns dos jogadores nucleares do Barcelona. Pep Guardiola tirou Iniesta aos 65’ minutos e lançou Tello.

O Barcelona voltou a estar perto do golo apenas aos 77’ minutos com Messi a rematar com perigo mas uma muralha milanesa desviou a bola da baliza de Abbiati.

Com o cronómetro a caminhar rapidamente para o final, o Barcelona voltou à carga por Messi. O argentino provocou o caos na área do AC Milan mas Abbiati opôs-se ao remate de Messi. Na regarca, Tello tentou o golo mas Antonini, providencial, desviou o remate.

O árbitro ainda deu três minutos de desconto mas o resultado manteve-se 0-0.

Com este resultado, a decisão pelas meias-finais entre Barcelona e AC Milan vai decidir-se na próxima semana em Camp Nou.