Um contra-ataque de Fernando Torres pela esquerda, um cruzamento in extremis para Salomon Kalou e estava feito o que o Benfica mais temia: o golo do Chelsea na Luz, ao minuto 75. E com este resultado, terminou o encontro. E agora, para a semana, Londres e Stamford Bridge.

É preciso recuar uns bons anos para se encontrar a primeira (e única) reviravolta encarnada depois de perder o primeiro jogo em casa numa fase eliminatória. Em 1999/00, na Taça UEFA, os encarnados perderam por 1-0 com os romenos na Luz e conseguiram vencer por 2-0 em Bucareste.

E isto só por uma vez aconteceu. Em 1978, para a Taça dos Campeões Europeus, perderam 2-1 com o Liverpool e em Anfield Road foram goleados (4-1). Em 1996/97, para a Taça das Taças, com a Fiorentina, nos quartos de final, perderam 2-0 na Luz e o 1-0, golo de Edgar em Florença, não foi suficiente.
Frente ao Getafe, nos oitavos de final da Taça UEFA em 2007/08, derrota na Luz por 2-1 e e derrota em Espanha por 1-0.

Há 21 anos que os encarnados não vão a Londres. A última vez, correu bem. Porém, a diferença é que não tinham perdido o primeiro jogo na Luz. O Arsenal saiu de Lisboa com um empate a um golo.

A 6 de novembro de 1991, no estádio do Arsenal, o Benfica conseguiu, após prolongamento (1-1 no final dos 90 minutos) dar a volta ao resultado. Kulkov apontou um, Isaias dois, fechando o jogo em 3-1 e mantendo os encarnados na Taça dos Campeões Europeus.

Na próxima quarta-feira, em Stamford Bridge, o Benfica poderá inverter a história ou confirmar a estatística.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.