O campeão europeu FC Barcelona e o Real Madrid procuram juntar mais um capítulo a histórica rivalidade, na final da Liga dos Campeões de futebol, mas para lá chegarem têm de ultrapassar Chelsea e Bayern de Munique, respetivamente.

A poucos dos dias de outro “clássico” em Espanha, desta feita decisivo para a Liga, os “merengues” têm, em teoria, a tarefa mais complicada, uma vez que jogam contra um Bayern de Munique já afastado do título alemão e que, acima de tudo, quer jogar a final na sua Arena de Munique.

O FC Barcelona reencontra o Chelsea, que eliminou, com dificuldade, o Benfica nos quartos de final, mas parece longe da equipa que chegou à final em 2007/08, embora no domingo tenha garantido a presença na final da Taça de Inglaterra, com uma goleada sobre o Tottenham, por 5-1.

No entanto, os “blues” ainda têm na memória a polémica eliminação em 2009, quando foram afastados da final, com um empate a um em casa, depois do 0-0 em Barcelona, com o golo que deu a qualificação aos “blaugrana” a surgir já nos descontos por Iniesta.

No final do jogo, os londrinos queixaram-se muito da arbitragem do norueguês Tom Henning Ovrebo, que, segundo, o Chelsea terá deixado passar em claro quatro grandes penalidades.

Londres vai receber o 14.º confronto entre as duas equipas – 11.º desde 2000 –, com o FC Barcelona a levar ligeira vantagem, com cinco triunfos, contra quatro do Chelsea e quatro empates.

Os treinadores das duas equipas encontraram-se no primeiro confronto na Liga dos Campeões, então como jogadores, com Pep Guardiola a levar a melhor sobre Roberto Di Matteo nos quartos de final de 1999/2000.

Seguiu-se a era-Mourinho no Chelsea, que eliminou os catalães nos oitavos de final de 2004/05, mas “caiu” na mesma ronda da temporada seguinte.

Depois de terem atingido pela quinta vez consecutiva as meias-finais da “Champions”, o FC Barcelona, segundo na Liga espanhola, quer tornar-se na primeira equipa a conseguir vencer por duas vezes consecutivas a prova desde 1990, imitando o feito de então do AC Milan.

Apesar do modesto sexto lugar na Liga inglesa, o Chelsea, que começou a época sob o comando técnico do português André Villas-Boas, tem tido uma boa prestação na Liga dos Campeões – apesar de sofrida na fase a eliminar -, em especial em casa, onde venceu os cinco jogos disputados, com 16 golos marcados e apenas dois sofridos.

Em Munique, o Bayern, que venceu todos os jogos caseiros, tenta contrariar o favoritismo do Real Madrid, que ainda não perdeu qualquer jogo na edição deste ano da “Champions” e cedeu apenas um empate, somando 32 golos marcados e seis sofridos em 10 jogos.

Contudo, os bávaros também se têm apresentado muito bem na competição, em especial na segunda fase, na qual, em quatro encontros, marcaram 12 golos e não sofreram nenhum.

Em conjunto, as duas equipas têm 13 títulos europeus, com o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, a procurar a histórica décima conquista, enquanto o Bayern procura o quinto troféu.

Também o treinador dos “blancos”, o português José Mourinho, procura fazer história e tornar-se no primeiro treinador a conquistar a prova por três clubes diferentes, depois dos sucessos no FC Porto (2003/04) e no Inter de Milão (2009/10).

Os dois clubes já se encontraram 18 vezes, sempre na mais importante prova europeia de clubes, com os bávaros a levarem vantagem, com 10 vitórias, contra seis do Real Madrid.

O Bayern de Munique também leva vantagem nas meias-finais entre ambos os clubes, tendo chegado à final em três ocasiões depois de afastar o Real Madrid (1976, 1987 e 2011), que apenas em 2000 afastou os bávaros nesta fase da prova.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.