O treinador português José Mourinho de joelhos é a imagem escolhida pela maior parte da imprensa internacional para ilustrar o adeus do Real Madrid à final da Liga dos Campeões em futebol, consumado quarta-feira.

«Tão perto (2-0 aos 15 minutos)... Tão longe», lamenta o diário desportivo espanhol Marca, com uma foto de Mourinho de joelhos, na altura da “lotaria” das grandes penalidades, que saiu ao Bayern Munique (3-1), na segunda “mão” das meias-finais.

O jornal madrileno escolhe ainda para a primeira página uma frase do treinador luso a afirmar que vai «continuar» no clube “merengue” e lembra: «Real Madrid desperdiçou uma ocasião histórica» para regressar à final da “Champions”.

«Ficámos petrificados», titula, por seu lado, o outro diário desportivo da capital, o As, que ilustra a primeira página com um imagem dos jogadores do Real Madrid no meio-campo, enquanto Bastian Schweinsteiger resolvia a eliminatória.

Da Catalunha, não se lamentou a eliminação do Real Madrid, um dia depois da do FC Barcelona, que empatou 2-2 na receção ao Chelsea, depois de ter perdido por 1-0 em Londres.

«Fora», diz o Mundo Deportivo, com uma foto principal semelhante à do AS, mas também com outras mais pequenas de Cristiano Ronaldo, com as mãos na cara, e de José Mourinho, de joelhos.

Por seu lado, o Sport elege uma foto de Cristiano Ronaldo - “bisou” no triunfo “merengue” por 2-1, mas foi o primeiro a falhar na lotaria - com as mãos no rosto e a frase: «Ficaram sem a 10.ª» - os “merengues” somam nove títulos europeus.

Na Alemanha, a Kicker clama «Estamos na final!», o Bild solta um «jaaaaaaaa!» (sim) e o Süddeutsche Zeitung fala de uma «Final em casa» (o jogo decisivo está marcado para Munique), acrescentando: «Sonho do Bayern feito realidade».

O francês L’equipe titula, por seu lado, «Surpresa, surpresa», falando, em relação ao jogo, de um «show de Ronaldo na abertura e de um show de Neuer no epílogo».

Em Itália, tanto a Gazzetta dello Sport como o Corriere dello Sport apostam na imagem de Mourinho de joelhos para as respetivas primeiras páginas, mas não para as manchetes, que são feitas pelo campeonato italiano de futebol.

«Bayern nos penaltis, final com o Chelsea, Mou de joelhos», diz a Gazzetta dello Sport, enquanto o Corriere dello Sport escreve simplesmente: «Mourinho de joelhos, Bayern na final».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.