O FC Porto, nono classificado do “ranking” da UEFA, garantiu hoje um lugar no Pote 1 para o sorteio da fase de grupos da edição 2012/2013 da Liga dos Campeões em futebol.

Os bicampeões nacionais repetem o estatuto de cabeças de série da presente temporada, já que o Inter de Milão e o Atlético de Madrid, duas das oito equipas que estão à sua frente na hierarquia, falharam hoje o apuramento para a “Champions”.

A formação de Milão perdeu por 3-1 no reduto da Lázio de Roma, e acabou a Serie A no sexto posto, enquanto os madrilenos, vencedores da Liga Europa, venceram por 1-0 no reduto do Villarreal, mas ficaram-se pelo quinto posto em Espanha.

Certos no Pote 1, juntamente com os “dragões”, estão, para já, FC Barcelona (vice-campeão de Espanha), Manchester United (vice de Inglaterra), Bayern Munique (vice da Alemanha), Real Madrid (campeão de Espanha), Arsenal (terceiro de Inglaterra) e AC Milão (vice de Itália).

A última vaga irá para os ingleses do Chelsea (terceiros do “ranking”), caso ganhem sábado a Liga dos Campeões (face ao Bayern Munique, anfitrião da final), ou, se isso não acontecer, para o Valência, terceiro classificado da Liga Espanha.

Por seu lado, o Benfica, que também tem entrada direta na fase de grupos, depois do segundo posto no campeonato português, estará no Pote 2, sendo que até o poderá encabeçar.

Se o Chelsea falhar o apuramento para a “Champions”, os “encarnados” serão os nonos entre os qualificados, pelo que falharão o Pote 1 por apenas um lugar.

Junto com o “onze” de Jorge Jesus, já é certo que estarão o Shakhtar Donetsk (campeão da Ucrânia), o Zenit (campeão da Rússia), o Schalke 04 (terceiro da Alemanha) e o Manchester City (campeão de Inglaterra). O Tottenham (quarto em Inglaterra) também estará, mas só se o Chelsea não for campeão da Europa.

No caso de passar o “play-off” e chegar à fase de grupos, o Sporting de Braga, terceiro da Liga portuguesa, também acompanhará o Benfica no Pote 2.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.