O Fenerbahce recebeu esta sexta-feira permissão da UEFA para participar na próxima edição da Liga dos Campeões apesar dos inquéritos instaurados a vários dirigentes do clube turco envolvidos num escândalo de resultados combinados.

«O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu admitir o noso clube na edição 2012/2013 da Liga dos Campeões», revelou o Fenerbahce num comunicado publicado no site official do clube.

O clube turco esteve proíbido de inscrever-se nas provas europeias na sequência de um escândalo no futebol turco relativo a resultados combinados. O presidente do clube, Aziz Yildirim, encontra-se detido numa prisão em Istanbul, sob custódia, à espera de um veredicto do tribunal, juntamente com outros 92 suspeitos.

A investigação, que começou na primavera de 2011, foca-se na suspeita de resultados combinados na primeira e segunda divisão de futebol turco durante a época de 2010/2011.

No mês passado, a Federação Turca de Futebol ilibou uma dezena de suspeitos mas condenou oito dirigentes e dois jogadores a suspensões de um a três anos.

O escândalo abalou o futebol turco o que levou a Federação Turca de Futebol a excluir o Fenerbahce das provas europeias da última época.