O campeão feminino de futebol feminino, o 1.º Dezembro, foi esta quinta-feira goleado pelo Olimpia Cluj, campeão da Roménia, por 4-1, e falhou o apuramento para os 16 avos de final da Liga dos Campeões.

A equipa portuguesa entrou bem no jogo, chegou à vantagem no marcador aos 20 minutos, através de um golo de Andreia Silva, mas as romenas empatariam dois minutos depois pela sua melhor jogadora, Cosmina Dusa, autora de um “hat-trick”.

O desequilíbrio entre as duas equipas acentuou-se de forma irreversível na segunda parte, mas Dusa voltou a fazer das suas aos 34 minutos, quando colocou as romenas na frente do marcador.

O 1.º Dezembro precisava de ganhar o jogo para garantir o apuramento para os 16 avos de final, o que forçou a equipa a arriscar mais do que o fizera até aí e a expor-se às transições ofensivas das romenas, comandadas pela melhor jogadora em campo, Cosmina Dusa.

Esta centrocampista romena marcou oito golos em três jogos do Grupo 3, dois à equipa maltesa e anfitriã do Birkirkara, que se quedou em último lugar com zero pontos, três às britânicas do Glentoran United e três ao 1.º Dezembro.

Na segunda parte, as romenas fizeram mais dois golos, o primeiro aos 59 minutos, por Alexandra Lunca, e o segundo por Dusa, aos 70. A equipa portuguesa nem sequer foi capaz de torar partido da expulsão da romena Vatafu, aos 73 minutos.

O 1.º Dezembro ficou em segundo lugar no grupo, com seis pontos, fruto das duas vitórias sobre o Birkirkara e o Glentoran, por 1-0 e 4-0, respetivamente, nas duas primeiras jornadas.

No outro jogo do grupo, o Glentoran United bateu a equipa da casa, o Birkirkara por 3-1.

Recorde-se que apenas seguiam em frente os primeiros classificados e os dois melhores segundos dos oito grupos, juntando-se aos 22 clubes já apurados, entre eles o Lyon, campeã europeia em título.