A chamada de Éder é a principal novidade na lista de 23 convocados, hoje divulgada, do Sporting de Braga para a segunda mão do "play-off" da Liga dos Campeões de futebol, na terça-feira, com a Udinese.

O avançado, que chegou esta temporada a Braga da Académica, vinha sendo poupado pelo treinador da equipa minhota, José Peseiro, porque apresentou algumas queixas no joelho ao qual foi alvo de uma intervenção cirúrgica há uns meses e o clube não queria queimar etapas, explicou o responsável técnico.

O jogador consta do boletim clínico do clube, hoje publicado, como tendo feito gestão de esforço, mas trabalhado já integrado com os restantes companheiros.

De fora do importante jogo de terça-feira, que decidirá qual das equipas passará à fase de grupos depois do empate em Braga, 1-1, na quarta-feira, ficaram os lesionados Yazalde (mialgia na coxa) e Haas (cumpre plano de recuperação após cirurgia ao menisco).

Hélder Barbosa sofreu um traumatismo no pé direito no jogo de sábado com o Beira-Mar, da I Liga, mas integra a lista de 23 jogadores, todos os que o Sporting de Braga inscreveu para esta fase da competição, incluindo três guarda-redes de forma a precaver a possibilidade de Beto não recuperar de uma dorsalgia.

De resto, nota ainda para os regressos de Ismaily e Alan, que foram poupados por Peseiro do jogo do campeonato. A comitiva bracarense parte para Udine segunda-feira, às 11h30.

O técnico e um jogador farão a antevisão da partida em conferência de imprensa, às 19h15, e meia-hora depois o Sporting de Braga treinará no Estádio Comunale Friuli.

O jogo começa às 19h45 de terça-feira e será arbitrado por Bjorn Kuipers, da Holanda.

Lista dos 23 convocados:

Guarda-redes: Quim, Beto e Cristiano.
Defesas: Salino, Baiano, Douglão, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho, Elderson e Ismaily.
Médios: Custódio, Djamal, Rúben Amorim, Hugo Viana, Mossoró, Rúben Micael.
Avançados: Alan, Éder, Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Carlão, Zé Luís.