Os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes e Mário Figueiredo, felicitaram o Sporting de Braga pela qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Foi uma qualificação muito sofrida, mas muito merecida do Sporting de Braga. Quero dar sinceros e calorosos parabéns a todos os que direta e indiretamente estão ligados a mais esta demonstração de valor e afirmação do clube, que é também um notável feito de todo o futebol português que conta com três equipas na fase de grupos da mais importante prova europeia de clubes», elogia Fernando Gomes numa mensagem no sítio oficial da FPF na internet.

O líder federativo felicitou o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, logo após o jogo de terça-feira, diante da Udinese, «pelo excelente resultado alcançado pela equipa portuguesa».

Já o presidente da Liga de clubes deixou uma curta nota no sítio oficial da LPFP na internet em que «felicita o Braga pela qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões».

A equipa minhota carimbou terça-feira o seu segundo apuramento para a fase de grupos da "Champions", repetindo o feito da época de 2010/11. Os minhotos venceram no terreno dos italianos da Udinese, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após a igualdade 1-1 registada no final do tempo regulamentar e do prolongamento, repetindo o resultado de Braga.

O apuramento vai "rechear" os cofres bracarenses com 10,7 milhões de euros (2,1 milhões pela participação no "play-off" mais 8,6 milhões pelo apuramento para a fase de grupos), cerca de dois terços do orçamento do clube para esta época.

O Sporting de Braga vai ficar a conhecer os adversários do seu grupo no sorteio de quinta-feira, no Mónaco, tal como FC Porto e Benfica, as outras duas equipas portuguesas presentes nesta fase da competição.