O Chelsea, campeão europeu em título, iniciou hoje a Liga dos Campeões de futebol de 2012/2013 sem justificar os "pergaminhos", cedendo um empate em Londres com a Juventus, 2-2, num jogo em que esteve em vantagem por dois golos.

Destaque ainda, nos jogos da primeira jornada da fase de grupos hoje disputados, para as inesperadas vitórias fora de BATE Borisov e Cluj, bem como para as vitórias tangenciais dos "colossos" FC Barcelona, Manchester United e Bayern.

Mesmo com domínio territorial absoluto (65 por cento contra 35) e imenso pendor ofensivo (23 remates contra 3), o Sporting de Braga não deu seguimento à boa entrada lusa na prova - com a vitória do FC Porto em Zagreb, na terça-feira - e perdeu em casa com o Cluj, a equipa "mais portuguesa" da LC.

Em plano razoável, o Benfica conseguiu um "nulo" em Glasgow, com o Celtic, num estádio em que a regra para os encarnados tem sido a derrota.

Em Stamford Bridge, com arbitragem de Pedro Proença, o Chelsea chegou ao 2-0 com um bis do brasileiro Óscar, mas Vidal e Quagliarela marcaram para a "velha senhora" de Turim, obrigando à repartição de pontos, que agrada mais aos italianos.

O empate permite que a liderança do Grupo E seja para o Shakhtar Donetsk, vencedor por 2-0 do frágil Nordsjaelland, da Dinamarca, com dois golos de Mkhitaryan.

Com Aimar como médio criativo e Jardel na posição habitualmente de Luisão, o Benfica sai da Escócia com um empate sem golos, interessante face ao historial entre os dois clubes em Glasgow, mas fraco face às ocasiões criadas pelo clube português.

Grande favorito para ganhar o grupo G continua a ser o FC Barcelona, que hoje sofreu para bater o Spartak de Moscovo por 3-2. Os russos chegaram a liderar por 2-1, mas dois golos do "inevitável" Lionel Messi colocaram "lógica" no marcador.

Em Braga, o Sporting local tentou de todas as maneiras chegar ao golo e derrotar o Cluj, mas sem sucesso. o campeão romeno, com nove jogadores na equipa que já evoluíram na Liga portuguesa, rematou três vezes à baliza, o que chegou para ganhar por 2-0.

Rafael Bastos, antigo jogador do Sporting de Braga, entre outros emblemas lusos, marcou ambos os tentos na inesperada derrota dos "arsenalistas".

Carrick, aos sete minutos, marcou o golo com que o Manchester United, com Nani a titular (e a falhar uma grande penalidade), bateu o Galatasaray. Fraca exibição dos vice-campeões ingleses, mas suficiente para alcançar os três pontos e o comando do grupo H, com o Cluj.

No grupo F, Ricardo Costa e João Pereira foram titulares na derrota do Valência em Munique, por 2-1, ante o Bayern, finalista vencido, um resultado "lógico", ao contrário do outro jogo do grupo.

Com efeito, o Lille perdeu por 3-1 em casa, ante o concorrente menos cotado do grupo, o BATE Borisov.