No encontro mais português desta primeira jornada da Liga dos Campeões, o SC Braga perdeu, esta quarta-feira, por 0-2, em jogo da primeira jornada do Grupo H. Rafael Bastos fez os dois golos da formação da Roménia.
O SC Braga colocou seis portugueses em campo, com Beto na baliza, Nuno André Coelho na defesa, Hugo Viana, Rúben Micael e Custódio no meio-campo, e Éder no ataque.
Do lado da equipa romena, o técnico Ioan Andone avançou com Mário Felgueiras na baliza e uma defesa 75% por cento lusa: Ivo Pinto, Cadú e Camora. Rui Pedro ficou no banco de suplentes e Diogo Valente não foi convocado para este encontro.
Apostando numa equipa muito ofensiva, José Peseiro colocou de início Éder, que se estreou precisamente em Braga há uma semana com a camisola da seleção nacional, com a ajuda do médio Rúben Micael, com funções mais ofensivas.
A equipa portuguesa foi claramente a mais ofensiva de todo o encontro, empurrando o Cluj para perto da sua grande área. Mas, por vezes, tanta pressão em cima do adversário, e sem conseguir finalizar, abre as portas para os contra-ataques venenosos, algo que a formação romena soube aproveitar da melhor forma. Foi assim que o brasileiro Rafael Bastos conseguiu bisar aos 19 e 34 minutos.
Entre o primeiro e segundo golo do Cluj, Kapetanos teve praticamente tudo para dilatar a vantagem do Cluj. Num frente a frente com Beto, sem mais oposição, falhou o alvo de forma escandalosa.
A equipa orientada por José Peseiro esteve dessincronizada e atabalhoada. Das poucas vezes que o Cluj se aproximou da baliza de Beto, a defesa minhota não conseguiu dar conta do recado. O meio-campo esteve pouco certeiro nos passes e o ataque demonstrou dificuldade em encontrar soluções.
No começo do segundo tempo, o técnico dos arsenalistas fez entrar Hélder Barbosa para o lugar de Alan, que hoje cumpria 33 anos, totalizando assim onze jogadores lusos em campo. Mais tarde, Hugo Viana foi substituído mas a entrada Rui Pedro do Cluj nos instantes finais da partida repôs a igualdade numérica.
Destaque para o guardião português Mário Felgueiras na baliza do Cluj, que na época passada esteve em Braga, a ter muito mérito na construção deste resultado, favorável à sua equipa.
SC Braga começa a fase de grupos com uma derrota algo inesperada, enquanto o Manchester United venceu o Galatasaray, próximo adversário dos bracarenses, com golo de Carrick logo aos 7 minutos de jogo em Old Trafford.