Benfica e Barcelona defrontam-se, esta terça-feira às 19h45, no Estádio da Luz, depois de os catalães terem batido os russos do Spartak de Moscovo por 3-2 e os encarnados saírem de Glasgow com um empate a zero com o Celtic na jornada inaugural da Champions.
Sempre que Benfica e Barcelona se cruzaram em competições europeias, o vencedor do duelo viria a levantar o troféu. Na final de 1961, em Berna, os golos de José Águas (30'), Mário Coluna (55') e o auto-golo de Martí Vergés (32') permitiram ao Benfica conquistar a Taça dos Campeões pela primeira vez, sendo o primeiro clube português a fazê-lo.
Em 1992 as duas equipas voltaram a enfrentar-se na última jornada da fase de grupos e aqui os catalães foram mais fortes que o Benfica, tendo vencido por 2-1. Antes, tinha-se registado um empate sem golos em Lisboa, a 11 de Dezembro de 1991. Os encarnados terminaram em terceiro do grupo enquanto o Barcelona seguiu a sua caminhada gloriosa até à final, onde venceu a Sampdoria, conquistando a Taça pela primeira vez.
Na segunda vez que o Barcelona conquistou a Liga dos Campeões o Benfica esteve novamente no caminho dos catalães. Na edição 2005/2006, o Benfica, orientado por Koeman, foi eliminado nos quartos de final. Depois da vitória por 2-0 na Catalunha, o Benfica empatou a zero na Luz. Luisão fez parte da equipa titular.
Na segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, o Benfica tentará alcançar a primeira vitória em 30 anos em desafios com equipas espanholas. Desde 1982 que o Benfica não vence uma equipa espanhola na Luz. O clube da Luz não ganhou nenhum dos últimos 12 encontros frente a equipas espanholas.