Um triunfo quarta-feira no Dragão, frente ao “milionário” Paris Saint-Germain pode colocar o FC Porto na rota dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol, num grupo A em que os gauleses parecem o principal rival.

Depois do triunfo por 2-0 no reduto do Dínamo Zagreb, adversário de um “campeonato” bem inferior, os “dragões” vão tentar ganhar folga na Liga “milionária”, podendo isolar-se no comando com o pleno de seis pontos.

O PSG não é um “tubarão” na Europa, mas também está longe de ser “pera doce”: o experiente e bemsucedido Carlo Ancelotti é o treinador da equipa que mais dinheiro gastou este verão – quase 150 milhões, depois dos 100 milhões da época passada – e que tem executantes com experiência e qualidade de sobra.

O avançado sueco Zlatan Ibrahimovic é que mais brilha no conjunto parasiense, que conta com outros futebolistas de enorme qualidade, como Thiago Silva, Pastore, Maxwell, Alex ou Lavezzi.

Privado do génio e explosão de Hulk, vendido aos endinheirados russos do Zenit, o FC Porto procura ajustar-se a uma nova realidade e o treinador Vítor Pereira tem o desafio de manter o conjunto competitivo e acutilante no ataque.

A equipa tem dado respostas díspares e o treinador “azul e branco” não gostou da última exibição, um empate 2-2 na visita ao Rio Ave, arrancado já ao cair do pano e depois de ter desperdiçado vantagem (1-0), sendo castigado por uma atitude displicente em campo.

«Fomos penalizados... e bem! Pelo que produzimos, principalmente na segunda parte, não merecemos mesmo (vencer)», queixou-se, criticando a falta de garra e atitude competitiva dos seus pupilos na etapa complementar, quando noutras ocasiões já reconheceu que os seus pupilos costumam dar a primeira parte de avanço.

O desaire motivou a perda da liderança isolada – o comando é repartido com o Benfica –, numa semana complicada para o Dragão, com jogos em casa com o PSG e o Sporting, este para a Liga.

Ao invés, o PSG deixou para trás o mau arranque na Liga – três empates – e já vai com uma série de quatro triunfos consecutivos, que o fez recuperar na classificação.

No outro desafio do agrupamento, o Dínamo de Kiev, de Miguel Veloso, procura “apagar” a goleada 4-1 sofrida em Paris, recebendo em casa o Dínamo Zagreb, de Tonel.

Para quarta-feira está também marcada a segunda ronda do “grupo da morte (D)”, como o Real Madrid, de José Mourinho, a tentar manter o pleno de pontos na visita ao Ajax, enquanto o Borussia Dortmund quererá imitá-lo e impor o segundo desaire ao Manchester City.

No Grupo B, o Olympiacos, de Leonardo Jardim e Paulo Machado, terá tarefa difícil para recuperar os três pontos perdidos em casa frente ao Schalke 04, pois visita o favorito Arsenal, enquanto os alemães recebem os franceses do Montpellier, que também ainda não pontuaram.

O Zenit, de Bruno Alves, Danny, Hulk e Witsel, e o AC Milan querem esquecer o mau começo e, em S. Petersburgo, lutarão pelo primeiro triunfo na prova: o Málaga tentará manter a liderança isolada na visita ao Anderlecht, que na ronda inaugural impôs um “nulo” em Itália.