O Benfica procura em Moscovo a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, ao terceiro jogo na prova, que se reveste também de importância decisiva para o FC Porto, mas por motivos distintos.

A equipa lisboeta visita na terça-feira o Spartak de Moscovo, depois de um “nulo” em Glasgow e uma derrota por 2-0 na receção ao FC Barcelona, que está a confirmar o favoritismo no grupo G e deve dar um passo decisivo rumo aos oitavos de final quando receber os escoceses.

Com duas vitórias em outros tantos jogos, o FC Porto também lidera de forma destacada a “poule” A e a receção na quarta-feira ao Dínamo de Kiev pode colocar o campeão nacional na rota dos “oitavos”, enquanto o Braga se desloca no dia anterior ao estádio do “colosso” Manchester United para o encontro mais complicado no agrupamento H.

Apesar de ainda não ter ganho qualquer jogo na liga “milionária”, a campanha do Benfica está longe de poder ser considerada dececionante, mas um resultado negativo na capital russa pode deixar os “encarnados” em situação delicada, mesmo que o Barcelona cumpra a “obrigação” de se impor ao Celtic de Glasgow.

O campeão escocês venceu em Moscovo por 3-2 e - mesmo tendo ainda que deslocar-se ao Estádio da Luz - ficará em vantagem na luta pelo segundo lugar se os lisboetas não derrotarem o Spartak, numa partida em que o Benfica não poderá contar com os médios Aimar e Carlos Martins e os avançados Nolito e Kardec, todos lesionados, além do defesa Luisão, suspenso.

Em plena campanha eleitoral para os órgãos sociais do clube, o Benfica tem também contra si o peso da história, pois ganhou apenas um dos cinco jogos disputados na Rússia, mas o Spartak também vive momentos conturbados, com duas derrotas que o relegaram para o último lugar e forte contestação ao treinador espanhol Unai Emery.

O rival FC Porto, que reparte a liderança do campeonato com os “encarnados”, está numa situação muito mais confortável e pode aproveitar a receção ao Dínamo de Kiev - onde alinha o médio internacional português Miguel Veloso - para conquistar o terceiro triunfo consecutivo, depois dos sucessos frente ao Dínamo de Zagreb (2-0) e ao Paris Saint-Germain (1-0).

A ausência do defesa esquerdo Alex Sandro, lesionado, é a maior preocupação do treinador Vítor Pereira, que se manifestou muito descontente com os seus jogadores após a vitória tangencial (1-0) sobre o Santa Eulália, da terceira divisão, ainda que os “dragões” tenham alinhado maioritariamente com segundas linhas.

O Sporting de Braga pode encontrar o avançado internacional português Nani no embate de Old Trafford, no primeiro confronto entre os minhotos e os ingleses do Manchester United, para o qual está privado de Djamal, Douglão, Paulo César e Carlão, todos lesionados.

Subsiste ainda a dúvida sobre se Ismaily estará apto, ele que foi substituído no jogo da Taça de Portugal, sexta-feira, com o Leixões, com queixas na coxa esquerda.

Depois de uma derrota comprometedora na estreia em casa com os romenos do Cluj, a equipa bracarense emendou a mão ao vencer por 2-0 no recinto dos turcos do Galatasaray, num grupo em que os “red devils” confirmam o estatuto de favoritos e comandam só com vitórias, ainda que ambas pela margem mínima.

O Real Madrid, treinado pelo português José Mourinho e onde alinham os internacionais lusos Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo, defende no estádio do Borussia de Dortmund a liderança do grupo D, que integra quatro campeões nacionais, enquanto o Manchester City está obrigado a ganhar ao Ajax, em Amesterdão, sob pena de ficar mais longe dos “oitavos”.

O Chelsea, detentor do troféu, recebe o Shakhtar Donetsk no embate entre os dois primeiros classificados do agrupamento E, em igualdade pontual, que pode ser aproveitado pela Juventus, que joga em casa com o “lanterna vermelha” Nordsjaelland.

A grande sensação da prova até ao momento são os bielorrussos do BATE Borisov, que lideram a “poule” F à frente do Valência e do Bayern de Munique e recebem nesta ronda a equipa espanhola, enquanto nos grupos B e C discute-se o comando entre Arsenal e Scahlke 04 e entre Málaga e AC Milan, respetivamente.