Sofreu, mas venceu. O FC Porto venceu esta quarta-feira os ucranianos do Dínamo de Kiev por 3-2, com Jackson Martínez a estrear-se com dois golos na Champions.

Vítor Pereira tinha pedido um Porto de alto nível contra os ucranianos mas nem sempre isso foi possível. O jogo começou com a superioridade da equipa da casa que criou o primeiro lance de perigo logo aos 2'. Mas Mikhalik afastou sem problemas a bola da baliza dos ucranianos.

Aos 13' o Dínamo tentou fazer o primeiro golo num canto de Miguel Veloso, que obrigou Helton a fazer uma boa ginástica para afastar a bola que passou mesmo acima da trave. Aos 15' Varela fez o primeiro golo para os dragões. A jogada começou no calcanhar de Jackson Martínez que chutou para Lucho que, por sua vez, cruzou rasteiro
para a área onde apareceu o avançado para finalizar.

Aos 19' os dragões reclamaram um pénalti sobre Danilo mas o árbritro PavelKralovec mandou seguir a partida. Na mesma jogada de contra-ataque, Oleh Gusev fez o golo do empate para o Dínamo (20'), deasfazendo a alegria dos adeptos portistas. A jogada começou num cruzamento do português Veloso para Gusev que cabeceou para o fundo da baliza de Helton.

Com novo ânimo, o Dínamo conseguiu aproveitar algum "relaxamento" portista para criar algumas situações de perigo. Após vários minutos de superioridade dos ucranianos, Jackson Martínez trouxe nova alegria aos adeptos portistas, fazendo o seu primeiro golo na competição. O colombiano respondeu à assistência de James e rematou para a
baliza ucraniana, levando os cerca de 30 mil adeptos a nova euforia.

A segunda parte começou morna para ambos os lados. Aos 50' Helton afastou o perigo da baliza portista e aos 53' Jackson Martínez quase marcou o terceiro num remate de pé esquerdo que rasou a barra da baliza ucraniana. Num ritmo de jogo mais calmo, o FC Porto continuava, no entanto, a dominar durante largos minutos.

A "sonolência" foi quebrada pelo golo dos ucranianos (72'). Após duas defesas, Helton não conseguiu impedir o remate certeiro de Betão para o fundo da baliza.

Enquanto se assistia a um Porto novamente latente eis que surge Martínez a bisar na partida (78') e a pôr os dragões mais uma vez em vantagem.

Com esta vitória o FC Porto permanece isolado na frente do Grupo A da Liga dos Campeões (nove pontos).