O FC Porto não foi além de um empate a 0-0 com o Dínamo de Kiev, em jogo a contar para a quarta jornada do grupo A da Liga dos Campeões. Os dragões estiveram melhores ao longo do encontro e só faltou mesmo o golo para traduzir a superioridade portista.

Em Kiev, o líder isolado do grupo A procurava garantir o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com algumas baixas de peso. Vítor Pereira apostou no central senegalês Abdoulaye Ba para o onze inicial, no lugar do lesionado Maicon, e no médio belga Defour para colmatar a ausência de Fernando. O Dínamo de Kiev, com Miguel Veloso no onze titular, estava obrigado a vencer e até começou melhor.

A jogar com temperaturas positivas em Kiev, o FC Porto cedeu nos instantes iniciais o seu meio-campo ao adversário. Com um bloco compacto na defesa, o FC Porto nunca permitiu ao Dínamo Kiev grandes oportunidades de golo, razão pela qual Helton não viu o perigo rondar-lhe a baliza. Antes dos 15’ minutos da primeira parte, a equipa portuguesa acabou por anular o domínio do meio-campo do Dínamo Kiev e passou a controlar as operações com maior domínio de bola.

A primeira e única grande oportunidade de golo no primeiro tempo acabou por surgir apenas aos 35’ minutos, com um excelente cabeceamento de Jackson Martínez, mas o guarda-redes do Dínamo Kiev mostrou classe ao negar o golo ao colombiano. O FC Porto acabou por ir para intervalo empatado a 0-0 apesar da superioridade demonstrada no primeiro tempo.

O segundo tempo começou com um FC Porto mais forte e organizado. Com uma defesa compacta e um meio-campo equilibrado, a equipa de Vítor Pereira começou a criar perigo logo nos primeiros instantes de jogo quando Lucho serviu James Rodríguez para uma investida com perigo pelo lado direito travada no último minuto por Khacheridi.

Com o FC Porto a dominar as operações de jogo, o técnico do Dínamo Kiev viu-se obrigado a realizar substituições. Aos 58’ minutos entrou Haruna para a saída de Milevskiy. Poucos minutos depois, aos 67’ minutos, Marco Rubén cedeu o seu lugar a Ideye.

As mudanças surtiram efeito no Dínamo Kiev e o perigo rondou a baliza do FC Porto, aos 68’ minutos, quando um passe de Haruna proporcionou a Yarmolenko a desmarcação para o interior da área portista. Só com Helton pela frente, Yarmolenko permitiu a defesa ao guarda-redes brasileiro no lance mais perigo dos ucranianos até à altura. Ficou a ideia que o jogador do Dínamo Kiev podia ter avançado mais no terreno. Aos 72’ minutos, Yarmolenko voltou a criar perigo junto da baliza do FC Porto no melhor período dos anfitriões.

Aos 76’ minutos, Vítor Pereira decide fazer uma alteração na equipa e retira de jogo Silvestre Varela para lançar Atsu em jogo. Aos 78’ minutos, Defour parece lesionar-se obrigando o técnico portista a uma segunda substituição. Para o lugar do internacional belga entrou Castro aos 79’ minutos.

Nos instantes finais, a equipa do FC Porto ainda tentou chegar ao triunfo com a entrada de Kléber mas o resultado final acabou por ficar 0-0.