Cerca de 1.500 adeptos do Manchester United esperados em Braga para o jogo de quarta-feira, da Liga dos Campeões de futebol, dos quais três dezenas são consideradas «de risco», informou esta terça-feira a Polícia de Segurança Pública.

Segundo Ana Margarida Jesus, comissária da PSP de Braga e responsável pelo policiamento do jogo entre o Sporting de Braga e os “red devils”, do Grupo H da prova, no Estádio Municipal de Braga vão estar 160 polícias, estando ainda de prevenção 70 elementos do Corpo de Intervenção do Comando Metropolitano do Porto.

Pela cidade, será assegurado o policiamento «normal, de proximidade», que assegurará o «primeiro contacto» com os adeptos ingleses, dando-lhes as informações de que eles necessitarem.

A relação com os adeptos do Manchester United será ainda assegurada por cinco polícias ingleses, que vão colaborar com as autoridades portuguesas.

«As informações que temos da polícia inglesa é que cerca de três dezenas dos adeptos são considerados de risco», referiu Ana Margarida.

O comandante da PSP de Braga, Gomes do Vale, assegurou que a resposta da polícia «será gradual e de acordo com o evoluir dos acontecimentos».

«Em primeiro lugar, estará sempre a proximidade», referiu.

Segundo a ANA, Aeroportos de Portugal, estão previstos dois voos charter de adeptos do Manchester United.

O "grosso" dos adeptos deverá deslocar-se desde o aeroporto até Braga de autocarro, prevendo-se que comecem a chegar à cidade minhota a partir das 10h00 de quarta-feira.

Gomes do Vale admitiu que a presença dos adeptos ingleses acarreta «alguma preocupação» para a polícia, nomeadamente por causa de «alguns hábitos que lhes são conhecidos».

No entanto, a polícia local «está preparada», porque «a cidade já recebe este tipo de eventos» desde o Europeu de 2004.

«Mas este, atendendo ao número de adeptos que se deslocam para apoiar a equipa, é um jogo especial, que merece alguma preocupação», sublinhou Ana Margarida.

As portas do estádio abrem às 18:15, pelo que a PSP aconselha os adeptos a deslocarem-se para o recinto a partir das 18:00.

Haverá autocarros especiais dos Transportes Urbanos de Braga, a partir das 18h45, com a PSP a aconselhar ainda que seja dada preferência a este meio de transporte, para evitar problemas de estacionamento.

Gomes do Vale "avisou" mesmo que a PSP está apostada em acabar com o estacionamento "selvagem" na circular que serve o estádio, numa primeira fase através da sensibilização e, depois, através de multas.