O ambiente no Celtic Park é sempre arrepiante tendo em conta o calor e a emoção com que os adeptos vivem cada jogo, como se fosse o último das suas vidas.

Esta quarta-feira, o Celtic Glasgow foi empurrado pelo som ensurdecedor dos seus adeptos e fez uma exibição de gala que resultou numa vitória sobre o todo poderoso Barcelona.

A estratégia era simples. Não podendo controlar o maior domínio do adversário, os escoceses deram com toda a naturalidade o esférico ao Barcelona, esperando matreiramente no seu meio-campo.

E assim aos 21 minutos chegou o golo do Celtic. Canto na direita e Wanyama cabeceou a bola para o fundo das redes. Eficácia máxima da equipa da casa: um remate e um golo.

Depois apareceu Messi a fazer tremer a baliza de Forster com um remate à barra. Seguiu-se um cabeceamento ao poste de Alexis Sánchez. Tremeu a baliza por duas vezes, mas não tremeu o Celtic que levou esta vantagem para o intervalo.

Na etapa complementar, o Barcelona cumpriu o seu papel ao carregar como podia sobre a baliza adversária. Mas, no momento certo, surgiu mais um golo dos escoceses para delírio das bancadas. O jovem Watt, que entrara na segunda parte, isolou-se e não falhou perante Valdés.

Lionel Messi ainda reduziu para o Barcelona aos 91 minutos, contudo já não havia tempo para mais golos.

Esta vitória inédita permite ao Celtic somar sete pontos e manter o segundo lugar no Grupo G. Já a equipa catalã não conseguiu confirmar, esta quarta-feira, a sua qualificação para a próxima fase da prova.