O Benfica e o Sporting de Braga têm hoje testes determinantes para a sua passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões de futebol, sobretudo os "encarnados", que estão obrigados a vencer o Celtic.

A vitória (2-1) dos escoceses na ronda anterior frente ao FC Barcelona no Celtic Park veio alterar as contas do Benfica no grupo G em relação ao apuramento, visto que, a um imprescindível triunfo sobre a equipa de Glasgow, os "encarnados" terão de somar outro em Camp Nou, na derradeira jornada, no próximo dia 05 de dezembro.

Uma tarefa, à priori, muito complicada de cumprir, mas a circunstância de os catalães, que ainda não estão apurados, poderem hoje “carimbar o passaporte” para a fase seguinte com uma vitória em Moscovo, no terreno do Spartak, pode abrir uma janela de esperança para os lisboetas na última jornada, mesmo sabendo que o FC Barcelona, apurado e a jogar com segundas linhas, será sempre um adversário muito difícil de bater.

O Benfica reúne todas as condições para vencer hoje o Celtic, sobretudo no Estádio da Luz, apresentando-se altamente motivado e reforçado com o regresso da dupla de centrais titular, Luisão e Garay, e do refazer da dupla atacante constituída por Cardozo e Lima.

O Celtic irá, previsivelmente, apresentar um sistema de jogo defensivo, por forma a travar o ponto mais forte dos "encarnados", que é o seu poderio atacante, tendo a noção de que um ponto conquistado na Luz quase lhe garante a qualificação.

Uma vitória permite ao Benfica igualar o Celtic na classificação, ficando ambos com sete pontos, mas os "encarnados" ficariam em vantagem no confronto direto com os escoceses, com estes a receberem na última jornada o Spartak, enquanto o Benfica vai a Camp Nou.

Quanto ao Sporting de Braga, no grupo H, não está obrigado a vencer hoje no terreno do Cluj para se manter na corrida ao apuramento, mas uma vitória na Roménia significaria um passo importante para alcançar esse objetivo.

A equipa minhota tem potencial suficiente para “vingar” a inesperada derrota imposta pelo Cluj, no estádio Axa, que veio atrapalhar as suas contas para uma qualificação para a qual continua a depender apenas de si própria.

Mesmo que o Galatasaray vença hoje na receção ao Manchester United, – que já está apurado e vai apresentar-se com uma equipa formada por jogadores menos utilizados –, o Sporting de Braga tem ainda margem para empatar na Roménia e transferir a decisão da qualificação para a derradeira partida, na qual recebe os campeões da Turquia.

Uma vitória minhota nesse jogo colocará o Sporting de Braga com sete pontos, os mesmos do Galatasaray, mas a vantagem no confronto direto garantir-lhe-ia o apuramento, desde que o Cluj não fosse a Old Trafford vencer, o que não deixa de ser uma tarefa hercúlea, mesmo perante um Manchester United já apurado.

Seja como for, o Sporting de Braga tem qualidade para superar o Cluj no reduto deste, mesmo tendo em conta o conhecimento profundo que o treinador dos romenos, o português Paulo Sérgio, tem da equipa minhota, e demonstrar que a derrota caseira na estreia não foi mais do que um acidente de percurso.