A história dos encarnados no Estádio de Camp Nou não é das mais felizes, é até bastante infeliz. As viagens à cidade de Barcelona foram poucas, apenas duas, e delas o Benfica trouxe duas derrotas para contar. E só por uma vez marcou um golo.
O golo em Camp Nou de César Brito
A história de um golo solitário pertence a César Brito. Ao lembrá-lo, o antigo jogador acaba por ter sentimentos contraditórios. Segundo ele, na altura, «não serviu para nada» num jogo que se resolveu na primeira parte com três golos em 27 minutos. E estava assim consumada a vitória do Barcelona por 2-1.
«Recordo-me do golo, mas foi um golo que não serviu para nada porque fomos eliminados e perdemos por 2-1 numa noite endiabrada do Stoichkov. Tentámos dar a volta, mas não conseguimos», começou por dizer ao SAPO Desporto. O golo não serviu, mas tê-lo marcado em Camp Nou deixa sempre uma marca na história de qualquer jogador.
«Camp Nou é um estádio enormíssimo, sempre lotado, com um público que apoia muito a equipa. Um campo onde todos gostam de jogar e os golos que fazemos aí marcam-nos e ficam na história».
A vingança de César Brito
Se a história dos golos encarnados neste estádio findava por aqui, pois não há outro para amostra, apesar de as duas equipas se terem defrontado em 2005/06, César Brito havia de vingar-se.
Anos mais tarde, o avançado rumou a Salamanca e tratou de acertar algumas contas. Na época 1997/98, o clube de Castilla e León fez a última jornada da época em Camp Nou e presentou a equipa da casa com a história de David e Golias. O Salamanca goleou por 4-1, com três golos portugueses: dois de Pauleta e um de César Brito.
É nesse exemplo que o antigo jogador pega para motivar o Benfica.
«Acreditem»
«Acreditem porque no futebol nem sempre ganham aqueles que se dizem melhores. No ano em que estive em Espanha, a diferença entre Salamanca e Barcelona era uma coisa enormíssima e a verdade é que ganhámos lá. Tudo pode acontecer», disse de forma confiante.
César Brito deixa ainda uma “achega” a Jesus pedindo-lhe para arriscar, para ser afoito, pois as surpresas acontecem e o Benfica pode fazer uma.
O jogo Barcelona – Benfica está agendado para as 19h45 desta quarta-feira.