As equipas portuguesas apenas conseguiram uma vitória e um empate em 13 visitas ao Nou Camp, onde o Benfica procura quarta-feira, frente ao já apurado FC Barcelona, um lugar nos “oitavos” da Liga dos Campeões em futebol.
O Belenenses, em 1962/63 (1-1), e o FC Porto, em 72/73 (1-0), foram as únicas que saíram do “templo” catalão sem derrota, sendo que, após o feito protagonizado por Abel, nenhuma equipa lusa logrou “pontuar” nas últimas 10 deslocações.
A formação “encarnada” até pode qualificar-se para a fase seguinte da “Champions” com um desaire, se o Celtic perder na receção ao já afastado Spartak Moscovo, ou um empate, se os escoceses não ganharem, mas só a vitória garante o apuramento.
Para isso, o “onze” de Jorge Jesus tem de acabar com um série de 10 derrotas lusas e mais de 40 anos de sucessivos desaires em Nou Camp, onde, na presente temporada, só o Real Madrid não perdeu e só em uma de duas visitas (2-2).
A primeira deslocação portuguesa ao reduto do FC Barcelona até acabou em empate (1-1), por intermédio do Belenenses, mas, como também se registara um empate a um no Restelo, esse resultado não valeu aos “azuis” o apuramento.
Então, na primeira ronda da Taça UEFA de 1962/63, a decisão passou por um terceiro jogo, de novo em Nou Camp, onde os catalães venceram por 3-2, de nada valendo aos lisboetas o “bis” de Palico.
Foi, depois, preciso esperar uma década por nova visita portuguesa e esta terminou com o triunfo do FC Porto, por 1-0: a 27 de setembro de 1972, um tento de Abel, aos 18 minutos, selou o triunfo dos portistas, que já haviam ganho nas Antas (3-1).
Em Nou Camp, o chileno Fernando Riera, então treinador dos portistas, fez alinhar Rui (substituído aos 23 minutos por Armando), Gualter, Rolando, Valdemar, Guedes, Pavão, Celso, Oliveira, Flávio (Lemos, aos 78), Abel e Malagueta.
Depois desse histórico encontro, da segunda “mão” da primeira eliminatória da Taça UEFA de 1972/73, o “Barça” venceu todos os visitantes lusos que apareceram: o FC Porto foi derrotado em três ocasiões, o Belenenses, o Sporting e o Benfica em duas e o Vitória de Guimarães uma vez.
Os “encarnados”, que visitam pela terceira vez Nou Camp, perderam por 2-1 em 1991/92, de nada valendo o tento de César Brito, e por 2-0 em 2005/2006, apesar de Moretto ter defendido uma grande penalidade marcada por Ronaldinho Gaúcho.
Curiosamente, nessas duas épocas, o FC Barcelona sagrou-se campeão da Europa (1-0, após prolongamento, à Sampdória, em 1992, com um golo do ex-técnico do Benfica Ronald Koeman, e 2-1 ao Arsenal, em 2006).