Portugal terminou a fase de grupos das competições europeias de futebol na sexta posição do “ranking” da UEFA, perdendo algum terreno para a França, embora mantenha uma confortável vantagem sobre a Ucrânia.
No decorrer da primeira fase da Liga dos Campeões e da Liga Europa, Portugal chegou a ultrapassar a França, mas acabou por deixar os gauleses distanciarem-se, estando a mais de um ponto de distância.
Neste momento, Portugal, que apenas mantém duas equipas em prova – os pontos somados por FC Porto e Benfica na próxima fase serão divididos por seis –, tem 56,168 pontos, enquanto a França, que tem mais um conjunto ainda em prova, soma 57,333.
Na sétima posição, com 49,091, a Ucrânia poderá aproximar-se de Portugal e França, porque ainda tem cinco equipas em prova.
Contudo, na próxima época a situação poderá ser mais favorável a Portugal, porque os pontos conquistados em 2008/09 desapareceram, com clara vantagem para as cores lusas, que nessa temporada apenas conquistaram 6,785, contra os 11,000 da França e os 16,625 da Ucrânia.
A diferença entre o quinto lugar e o sexto não é significativo, porque ambos garantem três lugares na Liga dos Campeões de 2014/15, dois dos quais na fase de grupos, com o quinto posto a assegurar a colocação do terceiro classificado diretamente no "play-off".
O “ranking” continua a ser liderado pela Espanha, com 84,168 pontos, seguida da Inglaterra (77,677) e da Alemanha (75,043), única equipa a garantir o pleno de apuramentos para a fase seguinte.