O sorteio da Liga dos Campeões de futebol ditou três confrontos entre antigos vencedores da prova, além do regresso de Cristiano Ronaldo a Manchester, para defrontar o United, em que jogou durante seis épocas.

O sorteio emparelhou seis antigos Campeões da Europa em confronto, com os jogos Celtic - Juventus, AC Milan - Barcelona e Real Madrid - Manchester United, com este último a levar Cristiano Ronaldo de regresso a Old Trafford, que deixou em 2009/2010.

O Real Madrid, de José Mourinho, apurou-se no intitulado "grupo da morte", que partilhou com outros três campeões nacionais, os alemães do Borussia de Dortmund, os holandeses do Ajax, e os ingleses do Manchester City, que terminaram no quarto e último lugar.

O Manchester United, que tem nas suas fileiras o português Nani, venceu o Grupo H, à frente do Galatasaray, Cluj e Sporting de Braga.

Nos oitavos de final, os comandados de Alex Ferguson, tricampeões europeus, encontram o Real Madrid, que busca o décimo troféu, num duelo que não acontecia desde os quartos de final de 2002/2003.

Na primeira mão os "madrilenos" venceram por 3-1, com um golo do português Luís Figo, tendo carimbado o apuramento na segunda mão com uma derrota por 4-3, com o brasileiro Ronaldo a fazer um “hat-trick”, saindo do relvado de Old Trafford ao som de uma enorme ovação.

Os outros dois encontros entre antigos campeões da Europa serão protagonizados pelo FC Barcelona e o Celtic, que afastaram o Benfica no Grupo G da fase de grupos.

Os catalães, vencedores da prova em quatro edições, e líderes sem concorrência na Liga espanhola, vão defrontar o AC Milan, cinco vezes campeão da Europa, nos oitavos de final.

Este encontro é a reedição do duelo dos quartos de final da época passada, com o triunfo na altura a sorrir ao FC Barcelona, que, depois de um empate a zero em San Siro, venceu por 3-1 na segunda mão, com um bis de Messi e um golo de Iniesta.

Quanto aos “católicos” de Glasgow, segundos classificados do Grupo G e responsáveis pela “despromoção” do Benfica para a Liga Europa, vai defrontar o campeão italiano e antigo bicampeão europeu (1985 e 1996), Juventus.

O Celtic sagrou-se campeão da Europa em Lisboa, no Estádio do Jamor, em 1967, depois de derrotar os também italianos do Inter de Milão, por 2-1.

Em teoria, também aliciante, será o Arsenal - Bayern de Munique, não tendo os ingleses boas memórias com equipas alemãs, pois terminaram o seu grupo atrás do Schalke 04.

Em relação ao FC Porto, os bicampeões nacionais e único representante luso ainda em prova, que terminaram o Grupo A em segundo lugar, atrás do Paris Saint-Germain, terão pela frente o Málaga, vencedor do Grupo C.

A equipa onde atuam os portugueses Duda e Eliseu e o ex-benfiquista Saviola, foi uma das grandes surpresas da fase de grupos e não somou qualquer derrota nos seis jogos disputados, frente a AC Milan, Zenit e Anderlecht.

O sorteio conlocou ainda frente a frente Shakhtar Donetsk e Borussia de Dortmund, Valência e PSG, e Galatasaray e Schalke 04.