O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foi escolhido para o “onze” ideal de 2012 da UEFA, tornando-se o primeiro a integrar a equipa votada pelos adeptos por sete vezes.

Depois de ter estado nas equipas de 2004, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, o luso voltou a ser escolhido com 255.803 votos (53 por cento para atacantes), sendo acompanhado no ataque pelo argentino Lionel Messi, que recebeu 351.105 (65 por cento).

Numa lista dominada pela Liga espanhola (oito selecionados), o FC Barcelona e o Real Madrid são os clubes mais representados, com quatro jogadores cada, com os “merengues” a darem, além de Ronaldo, o guarda-redes Iker Casillas, o defesa Sérgio Ramos e o médio Mesut Ozil.

Dos “blaugrana” foram também escolhidos Gerard Piqué, Xavi Hernandez e Andrés Iniesta, que foi escolhido por quase três quartos dos adeptos de votaram no sítio oficial da UEFA.

O brasileiro Thiago Silva (AC Milan e Paris Saint-Germain), o italiano Andrea Pirlo (Juventus), o mais velho da equipa, e o alemão Philipp Lahm (Bayern de Munique) foram os jogadores que “escaparam” ao domínio da Liga espanhola.

Nestas escolhas não estão representados quaisquer jogadores do Chelsea, campeão europeu, e do Atlético de Madrid, vencedor do Liga Europa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.