O FC Porto venceu, esta terça-feira, o Málaga por 1-0, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, disputado no Estádio do Dragão, que contou com cerca de 42 mil espectadores. João Moutinho (56’) foi o autor do único golo da partida.
Quase dois meses depois, o FC Porto voltou a jogar sob as estrelas da prova milionária da Liga dos Campeões. O adversário desta noite, no Estádio do Dragão, foi o Málaga, orientado pelo chileno Manuel Pellegrini, e que ocupa atualmente a quarta posição do campeonato espanhol.
Para este desafio da primeira mão dos oitavos de final, Vítor Pereira optou por deixar inicialmente James Rodríguez no banco de suplentes, ele que recuperou há pouco tempo de uma lesão. Para o lugar do extremo colombiano, o técnico portista voltou a apostar em Izmaylov, que teve a companhia de Jackson e Varela. Recorde-se que o extremo português não alinhou no último dos Dragões (na vitória por 0-2 sobre o Beira-Mar) devido a problemas físicos. O meio-campo (Moutinho, Lucho e Fernando) e defesa (Alex Sandro, Mangala, Otamendi e Danilo) permaneceram intactos.
Quanto à equipa do Málaga, o ex-benfiquista Saviola e o português Duda ficaram no banco de suplentes, enquanto o ex-Paços de Ferreira Antunes alinhou como lateral esquerdo no onze inicial.
O bom ambiente no Dragão, com grande apoio dos adeptos malaguistas, motivou a equipa portuguesa a partir do momento em que o árbitro inglês Mark Clattenburg deu o apito inicial. A equipa orientada por Vítor Pereira foi claramente a mais dominadora da primeira parte. Contudo, o goleador de serviço dos azuis e brancos, Jackson Martínez, não conseguiu oferecer a alegria merecida aos portistas; ora não finalizava da melhor forma ora não conseguia desembaraçar-se dos defesas do Málaga.
Ao intervalo, o placar do Dragão mostrava um 0-0, mas também um 65 por cento de posse de bola para a formação da cidade do Porto.
A etapa complementar começou com um Málaga mais atrevido, mas foi o FC Porto que conseguiu inaugurar o marcador. Aos 56 minutos, após excelente passe de Alex Sandro a desmarcar João Moutinho, o médio português rematou rasteiro, fora do alcance de Willy Caballero, para o primeiro, e único, golo portista da noite. Imprensa espanhola, nomeadamente a edição online da "Marca", justifica o golo de Moutinho com um fora de jogo não assinalado.
Em vantagem na marcador, Vítor Pereira fez a sua primeira substituição, colocando James Rodríguez para o lugar de Silvestre Varela.
Com o decorrer dos minutos do segundo tempo, o FC Porto voltou a colocar-se por cima no encontro, mostrando-se uma equipa superior à formação espanhola, seja ofensivamente como defensivamente. Nota ainda para o excelente trabalho feito pelos médios portistas, que conseguiram anular grande parte dos lances do Málaga.
A vitória do FC Porto pela margem mínima nesta primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões permite à equipa lusa jogar, a 13 de março, em Espanha, com pequena vantagem.