O AC Milan conseguiu uma importante vantagem na eliminatória da Liga dos Campeões ao vencer o Barcelona por 2-0 com golos de Kevin Prince Boateng (57’) e Muntari (81').

A eliminatória parecia partir desequilibrada desde o início. Desde as “odds” das casas de apostas aos jornais espanhóis e italianos, todos davam o AC Milan condenado perante a arte e engenho do Barcelona. Nada mais errado e 95 minutos provaram-no.

Como bom anfitrião, o AC Milan convidou o seu adversário a acomodar-se para lá da linha do meio campo. A iniciativa de jogo e o domínio da posse de bola eram totalmente do Barcelona, mas era só isso mesmo. Os milanenses esperavam-os depois à entrada da sua área bem unidos entre setores.

A estratégia resultou na perfeição na primeira parte, em termos defensivos. Se por um lado a equipa de Jordi Roura acabou a etapa inicial com 67% de posse de bola, por outro somou apenas dois remates à baliza, contra três do seu opositor. E mesmo que os contra-ataques não estivessem a sair bem aos rossoneri, valiam-se do facto de a sua baliza estar inviolada.

Na segunda parte Allegri aperfeiçoou, ou melhor, refinou a estratégia. Depois da arte de bem defender, veio a arte de bem atacar, e foi tempo para ver o Barcelona - coisa rara - perder um pouco o seu norte.

Boateng abriu o ativo com um remate aos 57 minutos, beneficiando de um ressalto de bola na mão de Zapata, o que levou os jogadores catalães a protestarem muito.

Depois foi Muntari (81’) a deitar abaixo psicologicamente um Barcelona que já mostrava por si só algum nervosismo. Uma jogada coletiva de arregalar os olhos a quem gosta de futebol com El Shaarawy a assistir Muntari e este a concluir da melhor forma.

San Siro vibrava com este resultado. Até final o AC Milan soube cumprir a estratégia que trazia pensada: defender de forma consistente com os vários setores da equipa próximos entre si para fechar as linhas de passe que o Barcelona sabe aproveitar tão bem.

Messi pouco se viu em jogo e o mérito é todo dos defensores milaneses.

A eliminatória está nas mãos dos italianos que agora irão a Camp Nou com uma vantagem importante de dois golos marcados.