A Espanha pode ficar sem qualquer representante nos quartos de final da Liga dos Campeões. As quatro equipas espanholas averbaram três derrotas e um empate nos jogos da 1ª mão dos quartos de final e têm a vida difícil para a 2ª mão.

Das quatro formações, o Real Madrid foi o único a conseguir um resultado minimamente positivo e o que está em melhores condições para transitar à fase seguinte. Os merengues empataram em casa com o Manchester United a uma bola, com o golo do Real a ser apontado por Cristiano Ronaldo. Basta vencerem em Old Traford ou empatar por duas ou mais bolas.

O Barcelona foi ontem "surpreendido" em San Siro, ao perder com o Milan por 0-2 e terá uma tarefa complicada na 2ª mão no Camp Nou. Os catalães sentiram enormes dificuldades para criar lances de perigo junto à baliza milanesa, que se manteve sempre bem organizado em campo. Os blaugrana têm a difícil mas não impossível tarefa de vencer por três golos de diferença.

Tarefa também complicada é o que espera o Valência no Parque dos Príncipes. A formação dos portugueses João Pereira e Ricardo Costa perdeu em casa por 1-2 com o PSG. O golo tardio do central Rami dá algumas esperanças à formação Che para o jogo da 2ª mão, frente aos multimilionários do Paris Saint-Germain, pois uma vitória por dois golos de diferença garante a passagem aos quartos de final.

Por último o Málaga. A formação de Maurício Pellegrini perdeu no Dragão por 1-0 frente ao FC Porto, num jogo onde foram completamente dominados pela equipa de Vítor Pereira. Fizeram apenas um remate, num jogo onde tiveram pouco mais de 30 por cento de posse de bola.

Caso não consigam inverter os resultados na 2ª mão, a Espanha poderá ficar sem qualquer equipa na Liga dos Campeões, o que seria inédito nos últimos anos.

A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2004/2005, quando o Real Madrid foi eliminado nos oitavos de final pela Juventus e o Barcelona foi afastado pelo Chelsea de José Mourinho.