A Juventus, à vontade perante o Celtic (2-0), e o Paris Saint-Germain, mais pressionado pelo Valência (1-1), confirmaram esta quarta-feira o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões de futebol.

Depois de Real Madrid, que terça-feira eliminou o Manchester United, e do Borussia Dortmund, que se superiorizou ao Shakhtar Donetsk, foi a vez de gauleses e transalpinos engrossarem a lista de apurados.

Após o triunfo 2-1 em Espanha, o PSG tinha missão aparentemente confortável, não fosse o facto de o Valência nunca se ter rendido e procurado o golo que lhe permitisse ficar mais perto de consumar a surpresa.

Sem Ricardo Costa, ausente devido a problemas físicos, e João Pereira, no banco, os espanhóis reentraram na discussão da eliminatória com um “disparo” do avançado brasileiro Jonas (55 minutos), de fora da área.

A um golo do apuramento, o conjunto de Ernesto Valverde viu o sonho refreado com o empate: perda de bola defensiva, azar num ressalto e, após defesa incompleta de Guaita, o argentino Ezequiel Lavezzi igualou (66), marcando o seu quinto golo em sete jogos na “Champions”.

Apesar do caráter e raça, o Valência não conseguiu o segundo tento que levaria a eliminatória para prolongamento, frente a um PSG privado da estrela Ibrahimovic, expulso na primeira mão.

Sob o comando de Carlo Ancelloti, o PSG regressa assim aos quartos-de-final, 18 anos depois da última presença, registada na época 1994/95, na qual seriam eliminados nas meias-finais pelo Milan.

O triunfo por 3-0 em Glasgow já tinha decidido a favor do campeão italiano a eliminatória que opôs Juventus ao Celtic, mas os transalpinos cavaram ainda mais o fosso em Turim, com novo triunfo, agora por 2-0, que colocou o desfecho final em 5-0.

O avançado Alessandro Matri (24) inaugurou o marcador com recarga a defesa incompleta do guarda-redes e no segundo tempo Fabio Quagiarella (65) limitou-se a encostar na pequena área, em bom lance ofensivo da “vecchia signora”

A Juventus, que não estava nos quartos de final desde 2005/06, procura alcançar um título que lhe escapa desde 1995/96.

Os oitavos de final completam-se na próxima semana, nomeadamente com a vista do FC Porto a Málaga, onde o campeão português defende na quarta-feira a vantagem de 1-0 conseguida no Dragão. No mesmo dia, o Bayern de Munique recebe o Arsenal, após a vitória em Inglaterra por 3-1.

Um dia antes, também na Alemanha, o Schalke 04 recebe o Galatasaray e apresenta-se com a vantagem do golo marcado na Turquia (1-1), enquanto o FC Barcelona terá a difícil tarefa de inverter a derrota sofrida em Itália perante o Milan (2-0).