O PSG cumpriu hoje a missão de seguir em frente na Liga dos Campeões, ao empatar (1-1) com o Valência no Parque dos Príncipes. O golo de Lavezzi, aos 66’, anulou a ameaça criada por Jonas, aos 55’, e sentenciou uma eliminatória que já tinha um acentuado cunho gaulês, com o triunfo em Espanha, por 2-1, na primeira mão.

Sem grande brilhantismo (e Ibrahimovic e Verrati, ambos suspensos), a formação do italiano Carlo Ancelotti assumiu a pressão do Valência e jogou de forma pragmática, à espera do momento certo para contra-atacar. Os espanhóis surgiram em Paris dispostos a sonhar com o apuramento e desde cedo fizeram por isso.

O ‘pressing’ alto da equipa ‘ché’ submeteu os parisienses à sua defesa, mas tardou em resultar em ocasiões de golo. Soldado e Jonas eram os únicos capazes de criar desequilíbrios, mas a ineficácia e a atenção de Sirigu evitou males maiores para os anfitriões.

O PSG mostrava-se incapaz de assumir o comando do desafio e acabou mesmo por ‘pagar o preço’ aos 55 minutos. Jonas foi bem assistido por Tino Costa e rematou forte e colocado para o golo do Valência. Um tento merecido e que deixava a eliminatória em aberto.

O golo sofrido foi o tónico que faltava aos gauleses para despertar da letargia. E não demorou muito tempo a surgir a reação. Aos 66’, Lavezzi, que já desperdiçara alguns lances, redimiu-se e aproveitou uma boa jogada de Kevin Gameiro para empatar a partida. Agora, só mais um golo espanhol podia levar o jogo para prolongamento.

Porém, o rumo do jogo continuou a sorrir aos gauleses, que controlaram o encontro até ao apito final segurando o empate ‘milionário’.

O PSG junta-se assim a Real Madrid, Borussia Dortmund e Juventus nos quartos de final da Champions.