O Barcelona ganhou duas das últimas quatro edições da Liga dos Campeões em futebol e foi semi-finalista nas outras duas, mas só ultrapassou uma eliminatória iniciada com desaire fora, situação em que se encontra pela quarta vez.

Desde 2008/2009, início da “era Guardiola”, o “Barça” caiu duas vezes em que entrou a perder, nas “meias” de 2009/2010 (1-3 com o Inter de Milão) e de 2011/2012 (0-1 com o Chelsea), para, pelo meio, nos “oitavos” de 2010/2011, conseguir apurar-se (1-2 com o Arsenal).

Na primeira vez, o “Barça” só consegui ganhar ao “autocarro” de José Mourinho por 1-0, na segunda, “virou” o Arsenal (3-1) e, na época passada, ainda esteve a bater o Chelsea por 2-0 - e teve um penálti para 3-1, que Messi falhou -, mas acabou por empatar a dois.

Agora, o “onze” do ausente Tito Vilanova, que tem sido substituído no banco por Jordi Roura, chega à segunda “mão” dos “oitavos” com um resultado ainda pior, após novo desaire em San Siro, agora com o AC Milan, por 2-0.

Os africanos Kevin Prince Boateng e Sulley Muntari selaram o triunfo dos transalpinos, que se colocaram numa posição privilegiada para conseguir o que, à partida, muito poucos julgavam possível.

Os catalães têm, assim, pela frente um grande desafio, na terça-feira, em Nou Camp, sabendo de antemão que, se não mantiveram a sua baliza a “zero”, terão de marcar, pelo menos, quatro golos.

Esperam-se grandes dificuldades, mais ainda porque o “Barça” não está a atravessar um bom período, tendo ficado a sensação, nos últimos embates, que a equipa não conseguiu ultrapassar o desaire de Milão.

Sábado, o FC Barcelona voltou aos triunfos (2-0 ao Deportivo, em casa), depois de dois desaires consecutivos com o Real Madrid, e conseguiu manter as suas redes invioláveis, o que não havia acontecido nos 13 jogos anteriores – depois do 5-0 ao Cordoba, a 10 de janeiro.

Face ao “lanterna vermelha”, Roura poupou muitos jogadores, sendo que Valdés (castigado), Piqué, Jordi Alba, Xavi e Pedro não jogaram e Messi, Iniesta e Busquets só entraram na segunda parte, o argentino ainda a tempo de marcar pela 17.ª jornada consecutiva da Liga espanhola, para um total de 40 golos.

Como o FC Barcelona, também o AC Milan chega após um triunfo por 2-0, conseguido sexta-feira no reduto do Génova, com tentos de Giampaolo Pazzini e Mario Balotelli, o grande ausente desta eliminatória.

A formação de Massimiliano Alegri, que segue no terceiro lugar do campeonato transalpino, vai, certamente, apresentar-se em Nou Camp com todas as atenções na defesa, na perspetiva de adiar ao máximo o primeiro tento local.

Além do embate marcado para a Catalunha, também se realiza terça-feira a receção do Schalke 04 ao Galatasaray, depois do empate 1-1 na Turquia.

Para quarta-feira, estão marcados os últimos jogos da segunda “mão” dos “oitavos”, com o bicampeão português FC Porto a jogar em Málaga, após o triunfo no Dragão por 1-0, e o Bayern Munique a receber o Arsenal, depois de ter triunfado em Londres por 3-1.

Nos quartos de final, cujo sorteio está marcado para sexta-feira, estão já o Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo, o Borussia Dortmund, a Juventus e o Paris Saint-Germain.