Antigo campeão nacional pelo Boavista e central do Málaga em cinco épocas consecutivas, Litos considera o FC Porto favorito frente aos espanhóis, quarta-feira, na segunda mão dos “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol.

«Vi o jogo no Estádio do Dragão (1-0 na primeira mão) e vi o FC Porto com grande atitude, a fazer enorme pressão sobre os jogadores do Málaga», disse à Agência Lusa o antigo internacional português.

Segundo Litos, que representou a equipa da Andaluzia entre 2001 e 2006, logo após ter conquistado o título nacional pelo Boavista, o segundo jogo não vai ter o mesmo domínio portista: «É preciso ver que o Málaga, em casa, é muito forte e há que ter cuidado».

Porém, «o FC Porto, com a sua experiência e as mais-valias que são os seus jogadores – tem um plantel com muita qualidade -, é o candidato a passar a eliminatória».

Uma opinião escudada na exibição no Dragão: «O FC Porto teve atitude espetacular e não deixou jogar o Málaga, que não conseguiu fazer quatro passes seguidos, nem teve soluções».

Para Litos, os dragões estão preparados para o que se segue: «O Málaga vai para a frente, mas isso é bom, porque deixa espaços na retaguarda e o FC Porto tem jogadores que podem decidir a eliminatória numa jogada».

O antigo internacional luso, que abandonou o futebol no final da época 2007/2008, ao serviço da Académica, revelou acompanhar «sempre» os jogos da sua antiga equipa em Espanha e não se coibiu de estabelecer comparações.

«No meu tempo, era uma equipa de combate, com um espírito muito competitivo, que jogava com dois pontas de lança, lado a lado - Dely Valdés e Dário Silva -, muito rápidos nas penetrações, enquanto o resto defendia muito bem», recordou à Lusa.

O atual Málaga «é diferente», afirmou Litos, que sublinha a «maior experiência» nas competições europeias, mas sendo uma equipa «capaz de fazer um jogo muito bom e outros em que a maioria dos bons jogadores passa despercebida».

«O FC Porto está ciente de que o Málaga, em casa, pode fazer o jogo da vida deles, como já o fizeram contra Barcelona e Real Madrid, mas também sabe que, com os clubes mais pequenos, não têm estado tão bem», concluiu.

O FC Porto jogará quarta-feira (19h45), frente ao Málaga, no Estádio La Rosaleda, a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.