O FC Porto entra em campo esta quarta-feira frente ao Málaga num jogo de caráter muito especial para a formação espanhola, que nunca havia alcançado na sua história voos tão altos na Liga dos Campeões.

Depois do triunfo alcançado no estádio do Dragão por 1-0, o FC Porto procura a partir das 19h45 carimbar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões frente a uma equipa que está neste momento a apostar tudo na competição. O Málaga corre o risco de ser afastado das competições europeias devido a dívidas acumuladas mas nem por isso tem deixado de dar uma boa réplica na presente edição da Liga dos Campeões.

Derrotado pela primeira vez na prova no terreno do FC Porto, o Málaga precisa agora de manter o impressionante registo de invencibilidade em casa de modo a prolongar a campanha de estreia na Liga dos Campeões. No entanto, os dragões apresentam um forte registo de 33 apuramentos sempre que vencem a primeira mão em casa. A última vez que o FC Porto disputou os quartos-de-final da Liga dos Campeões foi há três anos na pesada derrota em casa do Arsenal por 5-0, depois de ter vencido no Dragão por 2-1.

Mas todos os jogos têm várias histórias e o embate de hoje entre FC Porto e Málaga não é diferente. Vítor Pereira deseja ardentemente inscrever o seu nome em mais uma página europeia da história do FC Porto e os quartos de final são um objetivo muito apetecível, tanto a nível desportivo como financeiro, como o próprio disse em conferência de imprensa: «Queremos fazer a nossa história. O que fizemos no passado foi uma história grandiosa mas queremos continuar a fazer história. Temos sede de vitória e ambição de conquista».

O Málaga está à beira de garantir o seu primeiro apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões e caso vença torna-se automaticamente a primeira formação da Andaluzia a chegar tão longe em prova, para além de infligir a centésima derrota europeia ao campeão português.

Para Manuel Pellegrini, técnico do Málaga, o FC Porto não irá ao La Rosaleda com o intuito de defender a vantagem alcançada a 19 de fevereiro no dragão e sim com vontade de marcar um golo. «O FC Porto é uma equipa com uma mecânica muito definida e irá, certamente, à procura do golo. Não estamos à espera que venha defender a vantagem», garantiu o chileno.

O jogo entre Málaga e FC Porto será apitado pelo italiano Nicola Rizzoli e está agendado para as 19h45 num estádio La Rosaleda completamente com lotação esgotada.