O Barcelona foi ao Parque dos Príncipes empatar com os milionários do Paris Saint-Germain a duas bolas, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Messi e Xavi marcaram para os catalães, Ibrahimovic e Matuidi fizeram os tentos dos parisienses.

O PSG, que elevou para 24 o número de jogos sem perder em casa para as competições europeias (última derrota foi em novembro de 2006 por 2-4 frente ao Hapoel Tel-Aviv), queria continuar a fazer do Parque dos Príncipes a sua fortaleza para derrubar o Barcelona que não perdia fora nos "quartos" da Champions desde 2001/2002.

Entrou melhor o PSG que poderia ter marcado logo nos primeiros minutos, quando Busquets, na tentativa de fazer um corte, atirou ao poste da baliza de Valdez. Um susto enorme para os blaugrana, que assistiram a um domínio dos parisienses até aos 30 minutos do primeiro tempo.

Depois de Valdez ter negado o golo a Pastore e Ibrahimovic (reencontrou a sua ex-equipa), o Barcelona respondeu com golo e logo pela sua superestrela.

Após um canto, a defensiva parisiense afastou a bola que foi até Daniel Alves. O brasileiro levantou a cabeça e, com um passe magistral de trivela, colocou o esférico em Messi que rematou de primeira para o 1-0. Uma distração que saiu cara aos milionários do PSG.

Messi viria a sair ao intervalo, com queixas musculares, entrando Fabregas para o seu lugar. Um dado que poderia dar mais alento ao PSG mas foi o Barcelona a estar mais perto do golo no segundo tempo. Em ambas as ocasiões, Alexis Sánchez não teve sangue frio para bater o guarda-redes Sirigu.

Com a vantagem no marcador, os culés passaram o segundo tempo a fazer gestão da posse de bola como só eles sabem, aproveitando também um certo desgaste físico do PSG que perdeu muito do fulgor atacante exibido no primeiro tempo. Carlo Ancelotti tentou dar maior frescura atacante a sua equipa, colocando em campo Menéz, Verrati e Gameiro para os lugares de Lavezzi, Beckham e Pastore.

O PSG aumentou a sua agressividade ofensiva e começou a chegar com maior perigo junto da baliza de Valdez. Depois do guarda-redes catalão ter negado o golo a Ibrahimovic, num lance em que o árbitro não parou o jogo quando havia dois jogadores do Barça caídos na área, o sueco viria a empatar o encontro aos 79 minutos. Após um livre para a área, Thiago Silva atirou ao poste e na recarga, Ibrahimovic atirou a contar. Foi o seu 30º golo na temporada mas que não devia contar, uma vez que o avançado estava em fora-de-jogo.

Quando o PSG tentava o tudo por tudo para chegar a vitória, viria a ser o Barcelona a chegar ao golo aos 89 minutos, numa grande penalidade convertida por Xavi, após derrube de Sirigu a Alexis Sanchez.

Mas mesmo no cair do pano, houve golpe de teatro no Parque dos Príncipes. Numa tentativa desesperada de empatar, a bola foi bombeada para a área culé, Ibrahimovic ganhou de cabeça a Dani Alves e deu para Matuidi "encher" o pé e atirar a contar. A bola desviou em Bartra e traiu Valdés que ainda esboçou a defesa mas sem sucesso. Um resultado justo por aquilo que as duas equipas fizeram, num grande jogo de futebol.

O PSG continua assim sem perder em casa para as competições europeias, já lá vão seis anos. O Barça vai para o segundo jogo em vantagem mas não poderá contar com Mascherano (saiu lesionado), castigado, e muito provavelmente Puyol, que está lesionado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.