Faz hoje 12 anos que o Galatasaray recuperou de 0-2 para 3-2 frente aos merengues, nos "quartos" da Champions.

Real Madrid e Galatasary jogam esta quarta-feira para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

No histórico de confrontos entre os dois clubes, há um jogo que viverá para sempre na memória dos adeptos turcos: a 3 de abril de 2001, o Galatasay virou um resultado de 0-2 ao intervalo para ganhar por 3-2, com Mário Jardel a fazer o golo da vitória.

Nessa partida também da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, os merengues foram para o intervalo a vencer por 2-0, com golos de Helguera e Makelele, numa equipa que contava com Figo (trocou o Barça pelos merengues no início da temporada), Casillas, Roberto Carlos, Raúl, entre outros e que ostentava o título de campeão europeu.

Mas na segunda parte, tudo mudou. A formação turca, treinada na altura pelo romeno Mircea Lucescu, levou à loucura os muitos adeptos que lotaram o Ali Sami Yen, com uma reviravolta histórica. Umit Davala reduziu no início do segundo tempo depois de um penalti de Makelele e Hasan Sas e Jardel fecharam a reviravolta histórica.

Figo, que trocara o Barcelona pelo Real no verão, disse o que faltou nesse fatídico jogo: «Faltou-nos concentração e um pouco mais de atitude», afirmou o internacional português.

Mas no jogo da segunda mão os meregues precisaram apenas de 37 minutos para resolver tudo a seu favor no Bernabéu. Um golo de Helguera e dois de Raúl colocaram o Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Bayern Munique que viria a sagrar-se campeão ante o Valência, que perdera a segunda final consecutiva.

Mas no início da época já o Galatasaray tinha causado dissabores aos merengues. O Real Madrid, que no ano anterior tinha vencido a Champions após golear 3-0 o Valência, encontrou pela frente um Galatasay que tinha acabado de contratar Mário Jardel ao FC Porto e que tinha vencido a Taça UEFA.

No Estádio Louis II no Mónaco, os meregues foram surpreendidos pelos turcos, num jogo onde o antigo avançado do FC Porto provou porque era dos mais letais na área. "Super Mário" deu vantagem Galatasaray, de grande penalidade, Raul empatou, também da marca dos onze metros mas, no prolongamento, Mário Jardel voltou a faturar, fazendo o golo de ouro que "roubou" a segunda Supertaça Europeia ao Real Madrid.

Esta noite, já sem Mário Jardel, Davala, Hasan Sas, Hagi ou Emre, o Galatasay contará com Drogba, Sneijder, Hamit Altintop e Burak Yilmaz para voltar a fazer história. Tem a palavra Mourinho,  Ronaldo e companhia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.