O Borussia Dortmund, venceu, esta terça-feira, o Málaga por 3-2, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, disputado no Signal-Iduna-Park. Até aos 90 minutos, a equipa alemã esteve a perder por 1-2 mas os golos de Reus e Felipe Santana em tempo de descontos carimbaram a passagem às meias-finais.
Para este desafio, Manuel Pellegrini apostou nos portugueses Duda (capitão) e Antunes (ex-Paços de Ferreira) na equipa titular espanhola para levar, pela primeira vez, o Málaga até às meias-finais da prova milionária. O também português Eliseu começou o encontro no banco de suplentes, assim como o ex-benfiquista Saviola.
O Borussia Dortmund chegava a este desafio com o estatuto de favorito, sendo a única equipa em prova que ainda não tinha perdido nesta edição da Liga dos Campeões. Há uma semana, em Espanha, o resultado entre as duas equipas foi um nulo, mas a equipa alemã mostrou a superioridade sobre a formação que eliminou o FC Porto na fase anterior.
Contudo, o Borussia Dortmund começou este encontro com uma postura mais passiva, ficando à espera do que a formação da Andaluzia podia fazer. E, aos 25 minutos, no primeiro ataque à baliza de Weidenfeller, o espanhol Joaquín rematou rasteiro para o primeiro golo da partida, "congelando" o Signal-Iduna-Park.
Com o golo do Málaga, o Borussia Dortmund estava obrigado a marcar pelo menos dois golos e foi esse pensamento que assolou os jogadores do campeão alemão, que mudaram rapidamente o "chip" face a este cenário.
Aos 40 minutos, numa excelente recuperação do meio campo alemão, Gotze avançou no terreno e passou a bola para Reus, este fez um passe de calcanhar fenomenal para Lewandowski e o jogador polaco desviou de Caballero e fez o golo do empate.
A etapa complementar começou com dois lances muito perigosos para cada lado, com os autores dos dois golos (Joaquín e Lewandowski) a estarem perto de bisar no desafio. Valeram as intervenções dos guarda-redes.
Aos 74 minutos, Pellegrini faz uma substituição cem por cento lusa, colocando em campo Eliseu para o lugar de Duda. Com poucos minutos em campo, o lateral português acabou por marcar o segundo golo para Málaga.
Quando tudo parecia indicar uma passagem surpreendente do Málaga para as "meias", o Borussia Dortmund foi inexcedível. No tempo complementar da segunda parte, para lá dos 90 minutos, Reus e Felipe Santana fizeram dois golos em dois minutos, levando a equipa germânica até à próxima fase.
Na sexta-feira, há sorteio da prova milionária que determinará os dois jogos das meias-finais.