Os quartos de final da Liga dos Campeões fecham esta quarta-feira com os espanhóis do Barcelona a receberem os franceses do Paris Saint-Germain, numa eliminatória com ligeira vantagem catalã depois do 2-2 na primeira mão.

Barcelona não perde há 20 jogos caseiros na Champions, tendo ganho 16, desde a derrota por 2-1 ante o Rubin Kazan, a 20 de Outubro de 2009. Quatro vezes vencedor da prova, os catalães querem chegar às meias-finais pela sexta vez consecutiva.

Esta é apenas a segunda presença do PSG em quartos-de-final da Champions, tendo a primeira ocorrido em 1994/95. A formação parisiense esteve presente nos quartos-de-final de uma competição europeia pela última vez em 2008/09, na Taça UEFA, tendo então sido eliminada pelo Dínamo Kiev.

Os "blaugrana" apuraram-se nas últimas seis vezes em que participaram nos quartos-de-final da Champions, sendo que a última derrota dos catalães nesta fase aconteceu frente à Juventus, em 2002/03.

No outro jogo, os alemães do Bayern Munique vão a Itália defender a vantagem de 2-0 perante a Juventus.

O Bayern atingiu os quartos-de-final da Champions, pela quarta vez nas últimas cinco épocas, devido aos golos fora, no triunfo sobre o Arsenal nos oitavos-de-final. Após uma vitória por 3-1 em Londres, perdeu por 2-0 em casa, apenas a sua segunda derrota na Arena de Munique em 19 jogos europeus.

A Juventus ganhou os cinco encontros realizados nos quartos-de-final frente a equipas alemãs e as oito últimas eliminatórias a duas mãos frente a formações da Bundesliga. Disputou 12 eliminatórias, sendo eliminada em apenas duas.

A Juventus tem de rectificar a derrota de 2-0 sofrida na primeira mão em Munique, golos de David Alaba aos 25 segundos – o sétimo golo mais rápido na Champions – e Thomas Müller, que colocaram um fim na série invicta dos italianos na Europa de 18 jogos, ao longo de três anos.