As meias-finais da Liga dos Campeões em futebol são um duplo confronto hispano-germânico, com primeiro duelo em solo alemão, terça e quarta-feira, em Munique, entre Bayern e FC Barcelona, e Dortmund, entre Borussia e Real Madrid.

De um lado estão os campeões de Espanha e Alemanha em 2011/2012 e do outro os sucessores, um já certo, o conjunto bávaro, e o outro a caminho, a formação catalã, que apenas precisa de vencer dois dos últimos seis jogos e até pode ser campeã antes da segunda mão das “meias”, a 30 de abril e 1 de maio.

A corrida acaba em Wembley, numa final marcada para 25 de maio, e pode ser um terceiro e definitivo confronto entre Espanha e Alemanha, uma primeira final 100 por cento germânica ou uma segunda entre espanhóis, após o Real Madrid-Valência, de 2000.

O primeiro encontro das “meias” está marcado para terça-feira, no Allianz Arena, e promete grande emoção, com o Bayern a surgir num momento de forma fantástico e o FC Barcelona a suspirar pelo regresso em pleno do argentino Lionel Messi.

Melhor jogador do Mundo da atualidade, o “10” dos catalães lesionou-se na eliminatória anterior, em Paris, depois de marcar um golo (2-2), mas, mesmo a arrastar-se, ainda foi decisivo no afastamento do PSG (1-1 em Nou Camp).

Agravou a lesão, tem estado em recuperação e está em dúvida, uma dúvida que pode fazer toda a diferença para o “Barça”, que, mesmo com Messi, não vai ter o passeio de há quatro anos, quando resolveu tudo em Nou Camp (4-0), com “bis” do argentino.

O Bayern, na transição de Jupp Heynckes para Pep Guardiola, o ex-técnico do FC Barcelona, o mentor do “tiki-taka”, está a efetuar uma época sensacional e a bater todos os recordes na “Bundesliga”, que lidera com 20 pontos de avanço sobre o Borussia de Dortmund, vencedor nas duas épocas anteriores.

A formação bávara, finalista vencida na época passada, em pleno Allianz Arena, face ao Chelsea, tem somado goleadas atrás de goleadas e é com a moral em alta que enfrenta os catalães, que, mesmo ganhando, têm sofrido, sem Messi e os seus golos.

Se o argentino regressar e o fizer em pleno, o “Barça”, de Tito Vilanova, tem, no entanto, todas as hipóteses de chegar à final e manter-se na corrida a repetir 2008/2009 e 2010/2011.

O Bayern e o FC Barcelona somam ambos quatro títulos europeus, mas os bávaros já não vencem a “Champions” desde 2001, quatro anos depois do único título do Dortmund, então com Paulo Sousa, e um antes da nona e última vitória do Real Madrid, com Luís Figo.

A “10.ª” é, há muito, mais precisamente desde 2002, uma obsessão em Madrid e, depois de duas eliminações consecutivas em meias-finais, José Mourinho e Cristiano Ronaldo querem deixar essa marca no clube recordista de triunfos na prova.

Os “merengues”, que também contam com Pepe, Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho, não conseguiram bater o “onze” de Jurgen Klopp na fase de grupos (1-2 em Dortmund e 2-2 em Madrid), mas agora estão mais fortes e partem com algum favoritismo.

Mais do que tudo, os madrilenos têm Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da prova, com 11 golos (contra oito de Messi), cinco nos quatro jogos a eliminar, dois face ao Manchester United, nos “oitavos”, e três perante o Galatasaray, nos “quartos”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.