De uma final antecipada a uma goleada categórica (4-0) do Bayern Munique passaram apenas 90 minutos. O 'super-Barcelona' dos últimos anos foi simplesmente vulgarizado no Allianz Arena por uma máquina trituradora alemã, que procura a sua terceira final da Champions em quatro anos. O 4-0 final espelha de forma fiel a diferença nesta primeira mão das meias-finais e o autêntico milagre a que os catalães estão obrigados em Camp Nou.

Apesar da titularidade de Messi, a equipa de Tito Vilanova foi uma sombra de si mesma, sem argumentos para travar a força bávara. E o argentino, tantas noites decisivo, passou hoje praticamente ao lado da partida.

Do lado dos anfitriões, a confiança de Jupp Heynckes dispensava quaisquer conselhos com Pep Guardiola e o treinador alemão mostrou, indubitavelmente, conhecer as forças e, sobretudo, fraquezas do adversário. Com Gomez a liderar o ataque, o Bayern chegou ao 1-0 aos 25', por intermédio de Muller. O avançado alemão encostou de cabeça após uma assistência de Dante. Era a (primeira) tradução da superioridade alemã em campo.

Os bávaros, sempre mais rápidos sobre o relvado, até podiam ter chegado ao 2-0, caso o árbitro Viktor Kassai tivesse assinalado algum dos lances em que o Bayern pediu penálti, com alegadas mãos na bola de Piqué e Alexis.

No entanto, só no segundo tempo se chegou à goleada... e também com polémica. Logo aos 49', Gomez fez o 2-0, encostando para a baliza um passe de Muller. O Barcelona reclamou um pretenso fora de jogo do dianteiro germânico, mas os protestos não tiveram acolhimento.

O mesmo filme passou-se aos 73 minutos, mas com outros intérpretes. Robben foge pelo flanco direito e 'livra-se' da oposição de Jordi Alba graças a uma obstrução de Muller ao lateral catalão, finalizando então com classe perante Valdés. Estava feito o 3-0 e o Allianz Arena delirava com a atuação da sua equipa, recém-coroada campeã da Bundesliga.

Todavia, o insaciável Bayern aproveitou as fragilidades defensivas do Barcelona e elevou mesmo a vitória para o registo de goleada aos 82', com novo golo de Thomas Muller. O avançado dos bávaros agradeceu a assistência de Alaba e finalizou o cruzamento do austríaco para o 4-0 final.

Foi apenas vergado a uma goleada que Tito Vilanova mexeu na equipa, com a entrada de Villa, mas o Barcelona já estava destroçado. Sem conseguir impor o seu jogo habitual, os catalães partem agora para a segunda mão sob o fardo de um milagre quase impossível.

Paralelamente, o Bayern Munique puxa dos galões e é neste momento o principal favorito à conquista da Champions. Têm agora a palavra o Borussia Dortmund e o Real Madrid, esta quarta-feira, às 19h45.