O Estádio Olímpico de Berlim vai acolher a final da edição de 2014/15 da Liga dos Campeões de futebol, anunciou hoje a UEFA, que decidiu ainda que o encontro decisivo da Liga Europa, nessa época, vai ser disputado em Varsóvia.

O Olympiastadion, em Berlim, “casa” do Hertha, foi inaugurado em 1936 para receber os Jogos Olímpicos, tendo recebido três jogos do Mundial1974 e seis do Mundial2006, incluindo a final, vencida pela Itália diante da França (1-1, 5-3 após grandes penalidades).

Palco da final da Taça da Alemanha desde 1985, o estádio berlinense, com uma capacidade para 74 mil espetadores, vai voltar a receber jogos da Bundesliga depois de o Hertha ter assegurado o regresso ao primeiro escalão, e sucederá ao Estádio da Luz, em Lisboa, que acolherá o jogo decisivo da “Champions” da época 2013/14.

Também decidido hoje pelo Comité Executivo da UEFA, reunido em Londres, foi a atribuição da final da Liga Europa de 2014/15 ao Estádio Nacional de Varsóvia, palco do jogo inaugural do Euro2012, que foi construído no local do antigo Estádio Décimo Aniversário, cuja construção, com escombros da Revolta de Varsóvia, remontava a 1955.

Além de jogos de futebol, o antigo recinto servia também para provas de atletismo e ciclismo e acolheu uma missa campal com o papa João Paulo II, em 1983, ano em que recebeu o último jogo internacional.

Desde 1989 transformou-se num mercado, até que, um investimento de cerca de 500 milhões de euros, decorrente da organização do Euro2012, conjuntamente com a Ucrânia, proporcionou a reconstrução do recinto, agora batizado de Narodowy, tendo uma capacidade para 57.000 espetadores.

O Estádio Nacional de Varsóvia, que pode ficar totalmente coberto, com um sistema retrátil semelhante ao aplicado no estádio de Frankfurt, na Alemanha, foi inaugurado em janeiro de 2012, depois de vários adiamentos devido a deficiências na construção e na segurança do estádio.

A próxima final da Liga Europa vai ser disputada em Turim, na Itália, no Juventus Stadium.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.