O Bayern de Munique sagrou-se este sábado campeão europeu de futebol, ao bater na final da Liga dos Campeões os compatriotas do Borussia Dortmund, por 2-1.

Numa época de sonho para o clube bávaro, e que marca o adeus de Jupp Heynckes do comando técnico, Mandzukic e Robben foram os artilheiros da vitória sobre um Borussia Dortmund cheio de qualidade e que jogou 'taco a taco', com Gundogan ainda a fazer sonhar.

Na primeira parte, o Borussia Dortmund conseguiu impor o seu jogo e não dar grande margem para o Bayern impor o seu jogo, principalmente nos primeiros 20 minutos de jogo. Bem a defender e a lançar-se para o ataque, os pupilos de Klopp foram dando protagonismo, também, a Neuer, gigante entre os postes. O guardião dos bávaros opôs de forma imperial quatro vezes, a remates de Lewandowski, Reus, por duas vezes e Bender. E se os jogadores do Borussia estiveram impecáveis, Neuer for segurando o empate.

A partir da meia hora de jogo, a formação de Jupp Heynckes conseguiu, por três vezes, virar o encontro e fazer brilhar desta vez Weindenfeller. Mandzukic foi o primeiro a dar sinal de que o Bayern estava vivo, aos 26 minutos, numa transição rápida, com um cabeceamento à queima-roupa. Na jogada seguinte, após canto, foi Javi Martinez a cabecear por cima.

A melhor ocasião pertenceu a Robben, que isolado do lado direito (a defensiva do Borussia esqueceu-se dele), ficou ‘cara a cara’ com Weindenfeller, tentou picar, mas de novo o guarda-redes a ser maior do que a baliza que defende.

E se a primeira parte já tinha sido intensa, as equipas recarregaram baterias ao intervalo e houve mais ‘show’ em Wembley.

Os bávaros começaram a conseguir discutir mais o jogo e não foi de estranhar o golo pouco depois do reinicio da partida. Ribéry serviu Robben na grande área, o holandês levou até à linha lateral, atrasou, o defesa não conseguiu cortar e Mandzukic no sitio certo não falhou.

Só que um erro de Dante, aos 66’, ‘ofereceu’ meio golo ao Borussia. Grande penalidade, Gundogan foi chamado a marcar e no ‘um a um’ com o até então imbatível Neuer, foi mais forte. Estava reposta a igualdade em Wembley.

Só que aos 89’, uma jogada de mestre dos bávaros acabou com o sonho do Borussia de conquistar o segundo título europeu. Robben retificou-se do golo falhado na primeira parte e desta vez perante Weindenfeller foi mais forte.

Depois da derrota do ano passado ante o Chelsea, o Bayern desta vez conseguiu alcançar o quinto título da sua história, numa caminhada de luxo até esta final em Wembley, em que não serão esquecidos os resultados ante o Barcelona, nas meias-finais.