O treinador do Bayern Munique, Jupp Heynckes, afirmou hoje que o triunfo de hoje na final da Liga dos Campeões é tão “excecional” como o futebol praticado pela sua equipa ao longo da época.

«Melhorámos continuamente e hoje temos uma situação ideal em que os jogadores se entendem entre eles perfeitamente», disse Jupp Heynckes, após o Bayern Munique bater o Borussia Dormund, por 2-1, na final da Liga dos Campeões, em Londres.

Jupp Heynckes realçou que o triunfo do campeão bávaro na final fratricida com o Dortmund só foi possível com a ajuda dos que jogaram hoje disputaram a final, mas também de todos os outros que integram o plantel.

«Penso, por exemplo, em Holger Badstuber, que teve de ser operado, e em Toni Kroos, que se encontra a recuperar de uma lesão e que não pôde jogar hoje. Também em Rafinha e Diego Contento», disse Jupp Heynckes.

O treinador do Borussia Dortmund, Jurgen Klopp, salientou que a sua equipa foi uma digna finalista da Liga dos Campeões, ganha pelo Bayern Munique, com um golo de Arjen Robben, aos 89 minutos.

«Foi um jogo dramático, que só se decidiu no final. Parabéns ao Bayern Munique e a Jupp Heynckes. Seria bem pior se tivéssemos perdido por 4-0 ou por 5-0. Fomos um digno finalista», disse Jürgen Klopp à televisão alemã ZDF.

O holandês Arjen Robben, autor do golo da vitória, assegurou que ainda não tinha interiorizado o feito que acabara de alcançar, após obter o seu primeiro título depois de quatro finais perdidas.

«São demasiadas emoções para entender e perceber o que estou a sentir. Foi uma partida disputada de igual para igual. Eles (Dortmund) tiveram ocasiões e nós também. No final, fiquei só perante Weindenfeller e tomei a decisão correta», disse

No Estádio de Wembley, em Londres, o avançado holandês decidiu o encontro e desfez a igualdade da primeira final da competição entre clubes alemães.

O croata Mandzukic deu vantagem ao Bayern, aos 60 minutos, após assistência de Robben, e Gundogan restabeleceu o empate, oito minutos depois, na marcação de uma grande penalidade, que castigou uma falta do brasileiro Dante sobre Reus.

Na terceira oportunidade nos últimos quatros anos, o Bayern Munique conseguiu repetir os triunfos de 1974, 1975, 1976 e 2001, superando o Dortmund, que não conseguiu reeditar o feito de 1997.