Três das oito equipas que atuaram hoje com futebolistas portugueses ficaram em vantagem para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ao vencerem os respetivos compromissos da primeira mão.

Das três formações, os russos do Zenit São Petersburgo, com Danny, substituído aos 90, e Luís Neto, "selaram" praticamente a passagem para o "play-off" decisivo, ao vencerem em casa dos dinamarqueses do Nordsjaelland, onde alinha o defesa central português João Pereira, por 1-0.

Em vantagem para a segunda mão partem também os franceses do Lyon, que contaram hoje com o guarda-redes Anthony Lopes e com o defesa direito Miguel Lopes nos 90 minutos, ao vencerem na receção aos suiços do Grasshoppers por 1-0, o mesmo resultado que os croatas do Dínamo Zagreb, com Ivo Pinto nos 90 minutos, mas sem Ruben Lima, alcançaram na receção ao Sheriff Tiraspol, da Moldova, que hoje não utilizou o português Guedes.

Apesar de terem perdido, os israelitas do Maccabi Telavive, orientados pelo português Paulo Sousa, têm a possibilidade de ainda inverterem o resultado da eliminatória em casa, precisando apenas de anular a desvantagem de 1-0 registada em casa dos suíços do Basileia.

Mais complicada será a tarefa dos gregos do PAOK Salónica, que alinharam com o defesa central português Miguel Vítor durante os 90 minutos, uma vez que perderam em casa com os ucranianos do Metalist Kharkiv por 2-0, bem como a missão dos estónios do Nomme Kalju, hoje sem o defesa central português Jorge Rodrigues, que foram goleados 4-0 na receção aos checos do Viktoria Plzen.

A primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões prossegue na quarta-feira.