O Zenit, o Celtic e o PSV Eindhoven confirmaram esta quarta-feira o favoritismo e qualificaram-se para o “play-off” da Liga dos Campeões de futebol, num dia em que o ex-“leão” Pavel Horvath fez um “hat-trick”.

O campeão checo Viktoria Plzen, que tenta chegar pela segunda vez à fase de grupos da “Champions”, goleou pela segunda vez os estónios Nomme Kalju, que tiveram o português Jorge Rodrigues no banco, desta feita por 6-2 (4-0 na primeira mão), com Horvath, de 38 anos, a marcar três golos.

O Zenit São Petersburgo completou o lote de possíveis adversários do Paços de Ferreira no “play-off”, no qual estão também Arsenal, AC Milan, Schalke 04 e Lyon, depois golear em casa os dinamarqueses do Nordsjaelland (5-0), sem o português João Pereira, num encontro em que o luso Luís Neto foi expulso.

Depois da vitória na Dinamarca por 1-0, o Zenit confirmou a qualificação com uma goleada iniciada e concluída pelo russo Shirokov, aos 26 e 90+3 minutos. Na segunda parte, o brasileiro Hulk (50), ex-jogador do FC Porto, o português Danny (62) e o russo Arshavin (68) completaram a goleada, com Stokholm a desperdiçar uma grande penalidade para os dinamarqueses aos 74.

O holandês PSV Eindhoven, com o ex-“leão” Schaars no “onze” venceu fora os belgas do Zulte Waregen, por 3-0, depois do triunfo caseiro, por 2-0.

Com Amidó Baldé no banco, o Celtic de Glasgow confirmou o apuramento ao empatar a zero no terreno dos suecos do Elfsborg, segurando o 1-0 da primeira mão.

O Dínamo de Zagreb, com Ivo Pinto a titular, afastou os moldavos do Sheriff (3-0), enquanto o PAOK, de Miguel Vítor, foi afastado pelo Metalist Kharkiv, apesar do empate fora (1-1), valendo aos ucranianos o triunfo na Grécia. Contudo, o Metalist ainda poderá ser excluído da prova, por ter estado envolvido num encontro combinado em 2008.

Equipas apuradas para o “play-off”:

Caminho dos campeões:

- Cabeças de série: Basileia (Sui), Celtic (Esc), Steaua (Rom), Viktoria Plzen (Che), Dínamo Zagreb (Cro).

- Pote 2: Áustria Viena (Aut), Legia Varsóvia (Pol), Maribor (Slo), Ludogorets (Bul), Shakhter Karagandy (Caz).

Caminho da liga:

- Cabeças de série: Arsenal (Ing), Lyon (Fra), AC Milan (Ita), Schalke 04 (Ale), Zenit (Rus).

- Pote 2: PSV Eindhoven (Hol), Metalist Kharkiv (Ucr), Fenerbahçe (Tur), Real Sociedad (Esp), Paços de Ferreira (Por).