O Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou hoje o pedido urgente do Metalist Kharkiv que visava suspender o seu afastamento da Liga dos Campeões desta época, decretado pela UEFA por envolvimento do clube ucraniano na viciação de resultados.

O FC Metalist está, assim, afastado da mais importante prova de futebol europeia.

Na quarta-feira, a UEFA - entidade que gere e regula o futebol na Europa - desqualificou o Metalist Kharkiv da edição deste ano da Liga dos Campeões e substituiu o clube ucraniano pelos gregos do PAOK Salónica.

No dia seguinte o clube ucraniano recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da decisão da UEFA, pedindo uma moratória da suspensão e a sua reintegração na prova.

O Metalist, que deveria enfrentar os alemães do Schalke 4 a 21 e 27 de agosto no “play-off” de acesso à fase de grupos, foi excluído pela segunda instância da UEFA (já depois de um primeiro recurso) por alegado envolvimento em jogos com resultados combinados.

Segundo um comunicado do TAS divulgado no site daquela instância, também a UEFA e o PAOK FC enviaram depoimentos após o pedido do clube ucraniano.

«Depois de considerar as respostas de todas as partes, o adjunto do presidente da Divisão de Recurso decidiu rejeitar o pedido do FC Metalist. Consequentemente, a decisão da UEFA mantém-se integralmente, o que significa que o FC Metalist Kharkiv está excluído das competições em 2013/2014», indicou o TAS em comunicado.

Já a 2 de agosto um coletivo do Tribunal Arbitral do Desporto «tinha determinado que o FC Metalist, bem como certos dirigentes do clube, eram culpados de ter viciado o resultado do jogo FC Karpaty Lviv-FC Metalist Kharkiv de 19 de abril de 2008».

A decisão do TAS de 2 de agosto foi alvo de recurso dos ucranianos para o Tribunal Federal da Suíça, única jurisdição capaz de inverter uma sentença do TAS.

O Metalist Kharkiv foi segundo classificado do campeonato ucraniano de futebol da época passada e começou a ser investigado pela UEFA no início deste mês depois de a federação ucraniana ter punido o clube por ter combinado o resultado de um jogo com o Karpati.